IFCE forma novas turmas em Aracati
Concluintes de cursos técnicos e superiores celebram superação de desafios
Publicada em 15/09/2022 ― Atualizada há 3 meses

O espírito de união e solidariedade que guiou a comunidade acadêmica no enfrentamento aos desafios do ensino-aprendizagem, durante a pandemia da Covid-19, exprime o clima da solenidade de Colação de Grau e Formatura realizada nesta quarta-feira (14/09), no IFCE campus de Aracati. O evento celebrou a trajetória das turmas, cuja maior parte do calendário letivo se deu sob o regime de ensino remoto. Na ocasião, foram contemplados os concluintes do período 2022.1 dos cursos superiores de Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Química e Tecnologia em Hotelaria e dos cursos Técnicos de Aquicultura, Guia de Turismo e Informática.
A solenidade foi aberta pelo professor Mário Wedney Moreira, diretor-geral do campus de Aracati. A mesa oficial contou com a participação do chefe do Departamento de Ensino e dos coordenadores de cursos do campus. O evento contou ainda com a presença de representantes de instituições locais, a exemplo da Capitania dos Portos, do Centro Universitário UniJaguaribe e do Corpo de Bombeiros. Vale destacar os próprios formandos e seus convidados, notadamente parentes e amigos.
Para os concluintes da Licenciatura em Química, a cerimônia teve uma nuance ainda mais especial: foi a primeira turma formada pelo campus do curso criado em 2016. Entre as agraciadas, a concluinte Karine Rodrigues Oliveira rememorou sua trajetória acadêmica no curso: “A escolha se baseou no gosto e afinidade pelas ciências da natureza. Ao ter o contato com o curso, o prazer pela docência me ganhou, partindo das aulas e experiência como bolsista”, lembra. Ela também sintetizou suas impressões sobre a conclusão da graduação: “Esse momento de colação de grau representa uma nova etapa que está sendo concluída, para que novas etapas sejam ativadas”, considera.
As transformações que a trajetória acadêmica vem operando na vida dos concluintes foram confirmadas também por José Alan dos Santos Sousa, concluinte do curso de Tecnologia em Hotelaria, ao agradecer pela oportunidade que marcou sua vida. “Esse momento representa para mim e para muitos do eixo uma mudança. É algo novo em nossas vidas, uma esperança no fim do túnel. Só por estar concluindo diante de tantos desafios já é uma conquista imensa”, agradece.
Primeiro Surdo formado em Guia de Turismo
Um símbolo do esforço e da solidariedade que marcaram a trajetória dessas turmas foi a formatura de André Luís Abreu Filho, que se tornou o primeiro aluno surdo formado em Guia de Turismo pelo IFCE. “Inicialmente, as aulas à distância me trouxeram muita chateação, muita ansiedade, porque estudar em casa foi um pouco difícil. Mas eu contei com a ajuda de muitas pessoas para transpor as barreiras”, resume André. Ele relata fatores como as peculiaridades tecnológicas que precisaram ser adaptadas durante o ensino remoto, mas destaca também os desafios relacionados à inclusão de pessoas com deficiências. “Estudar numa turma com ouvintes foi um desafio muito grande diante das barreiras que eu enfrentei desde o início, com o acesso aos vocabulários do turismo, terminologias novas. Mas contei com a presença de tradutores intérpretes, de professores, de amigos Surdos e dos próprios colegas da turma que me manteve firme”, relata. Naturalmente, contribuiu para o êxito de André também o envolvimento com o próprio curso de Guia de Turismo. “É uma experiência nova, é um atrativo muito importante para o meu desenvolvimento pessoal. Isso abriu a minha mente”, avalia.
O primeiro guia de turismo Surdo formado pelo IFCE traz o nome do próprio pai, o porteiro do Núcleo de Atendimento Especializado e Inclusão de Aracati (NAEI), André Luís Abreu, cujo incentivo ao filho se somou ao orgulho de vê-lo formado. Trata-se do único dentre os quatro filhos que chegou a esse nível de capacitação profissional. “Só ele que é deficiente auditivo, mas é o que hoje está me dando mais orgulho, por ele ter a dificuldade dele, mas está se formando”, celebra.
Elinaldo Rodrigues - Campus de Aracati