Aluna do IFCE é finalista em prêmio nacional da SBPC
A estudante participou com projeto desenvolvido no campus de Aracati
Publicada em 14/02/2023 ― Atualizada há 3 meses

A estudante Yasmim de Castro Gondim, do curso Técnico em Informática do IFCE campus de Aracati, foi uma das quatro finalistas do 4º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher - Meninas na Ciência, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na categoria “Engenharias, Exatas e Ciências da Terra”. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 10 de fevereiro, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro).
A candidatura de Yasmim nesta edição do Prêmio Carolina Bori se deu por meio do projeto Portal Lisi - aprender, incluir e evoluir, desenvolvido no campus de Aracati com orientação da professora Márcia Viana. Trata-se de uma plataforma digital que tem como objetivo principal auxiliar no processo de aprendizagem e comunicação de crianças com autismo. “Não pensamos somente em alguma solução básica tecnológica, mas sim, em buscar aprofundar conhecimentos para contribuir e ampliar a inclusão social e educacional de crianças com TEA, visto que o Portal LISI visa ensinar de forma lúdica sobre os assuntos do dia a dia”, explica a aluna .
Participaram da equipe que desenvolveu esse trabalho as estudantes Ingrid de Castro Gondim, Iasmim de Castro Gondim, Livia Letícia Lima Gondim, Suellen Ferreira Lima da Costa e Kauã do Vale Ferreira, todos do curso técnico em Informática do campus de Aracati.
Sobre a indicação e a classificação obtida na premiação, Iasmim considera uma experiência de grande valor para a difusão do projeto, reforçando a importância da pesquisa nacional no âmbito da ciência e tecnologia. “O nosso maior objetivo como equipe LiSI, é fazer com que o nosso projeto alcance o maior número de pessoas possíveis. O reconhecimento através do prêmio, facilitará a sua aplicação e execução, tornando o portal acessível”, avalia Yasmim.
A premiação
Nesta edição, a SBPC recebeu indicações de 446 candidatas de 223 instituições de todas as regiões do País. Foram 126 indicadas para a categoria Ensino Médio e 320 para a Graduação, categoria subdividida entre três grandes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde (126), Engenharias, Exatas e Ciências da Terra (103) e Humanidades (91). Foram contempladas nove vencedoras, três na categoria Ensino Médio e seis na de Graduação. Realizado anualmente desde 2019, o prêmio alterna a cada ano as categorias Mulheres Cientistas e Meninas na Ciência.
Elinaldo Rodrigues - campus de Aracati