Campus busca parceria com BNB para fortalecimento da Cajucultura
Na pauta do encontro, abordaram-se as dificuldades que envolvem o cultivo, beneficiamento e comercialização do caju na Região
Publicada em 16/08/2023 ― Atualizada há 3 meses

Mais uma importante parceria começa a ser estabelecida pelo campus de Acaraú do IFCE. O diretor-geral do campus, professor João Vicente, juntamente com a Coordenadora de Extensão, Marcela Melo, e o professor Fernando Nunes participaram de uma reunião com Samara Silva, Agente de Desenvolvimento do Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial), do Banco do Nordeste. O encontro foi realizado no prédio do campus na tarde do dia 14 de agosto.
Na pauta do encontro, abordaram-se as dificuldades que envolvem o cultivo, beneficiamento e comercialização do caju na Região. Além disso, discorreu-se sobre as possibilidades de formalização de parceria entre ambas as instituições a fim de atender às demandas da cajucultura da região. "Vislumbra-se o IFCE passível de atuar com seu corpo técnico e com a utilização de laboratórios, como o de Análises de Água e Solos", explicou a Coordenadora de Extensão, Marcela Melo.
Segundo a gestora, parcerias como essa são benéficas tanto ao IFCE como ao BNB. "Essa possível parceria do nosso campus juntamente com o BNB oferece grandes possibilidades para aumento da produtividade, do beneficiamento do caju e de melhores opções para sua comercialização", defendeu.
O diretor-geral do campus, professor João Vicente, reconhece a importância da cajucultura no Arranjo Produtivo Local no Baixo Acaraú e acredita que o Instituto Federal tem muito a contribuir nesse setor, "por meio da geração de conhecimento e tecnologia, através do fortalecimento de relevantes parcerias, como a estabelecida com o BNB", relatou.
Edson Costa - Acaraú