GESTÃO
Nustenil Segundo toma posse como diretor-geral do IFCE Crato
Solenidade foi realizada nesta segunda (7), com a presença de Wally Menezes, reitor do IFCE
Publicada por Alissa Carvalho em 08/04/2025 ― Atualizada há 4 semanas
Na tarde desta segunda (7), realizamos a cerimônia de posse do novo diretor-geral do IFCE Crato, Nustenil Segundo, que assumiu o cargo para um mandato de quatro anos. A solenidade foi presidida por Wally Menezes, reitor do IFCE, e contou com a presença de autoridades como os prefeitos de Aiuaba, Neto Feitosa, e do Crato, André Barreto, além do pró-reitor de gestão de pessoas do IFCE, Marcel Ribeiro, e de outros agentes importantes para o IFCE e a região do Cariri.
“Foi um momento muito gratificante, em que recebemos vários representantes de outras instituições e deu para mostrar um pouco o que é o IFCE Crato. A intenção dessa solenidade é justamente essa, de firmar parcerias e avançar com inovação”, explica o professor Nustenil.
Para falar sobre os desafios ligados à gestão de um campus do IFCE, o professor Wally Menezes relembrou uma frase popularizada nos filmes do Homem-Aranha: “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Wally conta que a ideia para vencer esses desafios é que campus e Reitoria fortaleçam a parceria, construindo e remodelando pontos considerados estratégicos, como a assistência estudantil e a pós-graduação, além de unir de esforços para promover a integração com a região do Cariri: “Contem com a Reitoria, contem com as pró-reitorias, contem com os demais diretores, porque esse é um trabalho que se faz coletivamente”.
Segundo o prefeito do Crato, André Barreto, um trabalho coletivo também faz parte dos planos da Prefeitura do município: “Eu penso no IFCE como uma instituição de excelência que formou e forma tantos profissionais que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento não só da nossa região, mas para o desenvolvimento do estado, do Brasil e até fora do país. E espero que a gente possa fortalecer as parcerias entre a gestão e o IFCE em diversas áreas do interesse da gestão”.
Grandes poderes, grandes responsabilidades e grandes planos trazem também grandes expectativas. A estudante Jaqueline Dias, que faz parte do Centro Acadêmico de Zootecnia e representou o corpo discente na mesa da solenidade, está confiante: “Nustenil tem se integrado muito bem com os alunos, e não falo apenas do meu ponto de vista, de representatividade do CA. Por isso, tenho as melhores expectativas. Só tenho a desejar boa sorte e dizer que estou com ele nessa”.
Ao longo desses quatro anos, os desafios serão muitos, mas o objetivo é claro: fortalecer a instituição. “Nosso planejamento a longo prazo é expandir cursos e vagas, promover a divulgação da nossa instituição e apresentar mais projetos de pesquisa, inovação e extensão”, explica o diretor-geral do IFCE Crato, Nustenil Segundo.