Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Aveiro recebe discentes de Fortaleza

Intercâmbio é fruto de parceria interinstitucional

Publicada em 31/10/2018 Atualizada há 1 semana, 1 dia

Mais duas alunas do IFCE, Raina Santos Cândido, 24, e Renata Fontes Cavalcante, 30, seguem na segunda-feira, 5 de novembro, para Portugal, onde na Universidade de Aveiro (UA) avançam em suas pesquisas do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental do IFCE.

Graduada em Geografia (UFC), Raina explica que sua pesquisa de mestrado – ainda sem título  busca mapear as áreas de concentração de biomassa, a exemplo do fogão à lenha e dos resíduos sólidos urbanos e florestais no Ceará. O trabalho é orientado pelo professor Adeildo Cabral (IFCE Fortaleza) e coorientado pelo docente Luis Antonio da Cruz Tarelho (UA).

“Estar lá presencialmente me permitirá agregar muito à minha pesquisa”, avalia Raina, que construirá as estratégias de coleta e apresentação de dados, como em mapas e tabelas, no Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA.

Já Renata Fontes Cavalcante desenvolve a dissertação Modelo Tecnológico da Gestão de Resíduos Sólidos da Microrregião do Maciço de Baturité para o Aproveitamento Energético. A pesquisa é orientada também pelo professor Adeildo Cabral (IFCE Fortaleza) e coorientada pelo docente Francisco Humberto de Carvalho Jr. (IFCE Maracanaú).

Graduada em Engenharia Ambiental (IFCE Maracanaú), Renata analisará, em Portugal, as alternativas de aproveitamento das energias a partir de resíduos sólidos para identificar uma técnica viável no interior do Ceará.

As estudantes que seguem para o intercâmbio com a Universidade de Aveiro participaram, em 2017, da IV Missão Brasil - Portugal. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de novas investigações científicas. De acordo com o coordenador das missões entre os dois países, o professor Adeildo Cabral, a ida das discentes para a Universidade de Aveiro foi articulada durante a quinta edição da visita técnica ocorrida em outubro deste ano.

As discentes do Mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental têm retorno ao Brasil programado para 7 de dezembro.

Mais informações: (85) 3307.4006