Sem Número é baseado em livro da jornalista Eliane Brum
Espetáculo marca conclusão da 23ª turma da Licenciatura em Teatro
Publicada em 12/04/2017 ― Atualizada há 1 semana, 1 dia
'S/N - Sem Número' é o espetáculo de conclusão da 23ª turma do curso de Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza do IFCE, que se encontra em temporada no mês de abril no Teatro Sesc Iracema na capital cearense, com entrada gratuita. A peça pode ser conferida nos dias 22 de abril, às 20h, e 23 de abril, às 19h.
O ponto de partida para a concepção do espetáculo é o livro "A vida que ninguém vê", da jornalista Eliane Brum, e aborda aspectos do anonimato das ruas. O texto foi construído coletivamente pelos alunos da Licenciatura em Teatro - George Hudson, Jorge Lopes, Taciana Moura Morais e Lucas Alves - durante a disciplina Montagem. A direção também é coletiva.
O espetáculo apresenta três monólogos, que têm como fio condutor o ambiente da rua. As cenas são protagonizadas por: George Hudson, interpretando Darlan, um menino de rua; Jorge Lopes, encenando a esquizofrênica Irene; e Taciana Moura Morais, a catadora de lixo reciclado Zefa.
A sonoplastia e iluminação de Sem Número estão a cargo dos alunos Willliam Axel e Lucas Alexandre.
Sobre a peça
Sem Número vem para contar histórias que habitam no mesmo espaço – a rua, mas que carregam um mundo de semelhanças. São personagens tão próximos da gente que, dando uma volta na Praça do Ferreira ou no Mercado São Sebastião, conseguimos vê-los aos montes. São Darlans, Zefas e Irenes que insistem em ser gente, sobreviver sobre e da cidade. Heróis do mundo deles, nascem e morrem a cada dia e não desistem do que acreditam.
Em meio à rotina, não observamos o outro. Vivemos imersos em uma miopia social causada por camadas da nossa vida cotidiana, que nos impede de ver. Dessa forma enxergamos apenas a imagem que nos é dada, o que é do senso comum. Esse trabalho aborda histórias pequenas, histórias que se repetem, histórias desimportantes, porém, em cada pequena história descobrimos uma Odisseia; de cada ação ordinária conseguimos extrair o extraordinário: que é a vida!
Colocamos em cena essas pessoas sem número, sem casa, sem perspectiva, que fazem da rua seu habitat. O que torna elas diferentes de nós? Sua dor? Sua loucura? Sua poesia? Sua sobrevivência? O que nos torna melhores que elas? Se atualmente nosso governo tira direitos de quem trabalha e tenta ter uma vida digna, o que restará para essas pessoas que precisam de assistência e atenção? Torná-las mais miseráveis é apenas um número perante as estatísticas no Brasil, é vandalismo.
Elenco:
George Hudson
Jorge Lopes
Taciana Moura Morais
Classificação: 12 anos
Página: http://bit.ly/semnúmero
Teatro Sesc Iracema (Rua Bóris, 90 - Praia de Iracema, próximo ao Dragão do Mar)
Temporada de abril
Sexta, 21/04, às 20h
Sábado, 22/04, às 20h