Projeto promove educação ambiental
Iniciativa conta com a participação de dezenas de alunos
Publicada em 01/12/2015 ― Atualizada há 1 semana
Visando à melhoria e o bem estar coletivo da comunidade acadêmica do campus de Fortaleza do IFCE, o Projeto Limpo e Verde no Coração do Benfica – campanha de educação ambiental, surgiu em 2014, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a conservação do meio ambiente, em relação à qualidade de vida e sustentabilidade. Iniciativa da Coordenadoria do Serviço Social, o projeto conta com a participação de 70 alunos do campus.
As ações do projeto são realizadas geralmente às sextas-feiras, nos horários do intervalo das aulas, nos turnos manhã, tarde e noite, nos contra turnos dos alunos. A iniciativa conta também com a colaboração de servidores do campus e tem como objetivo melhorar a higiene local e promover campanha de combate ao desperdício, de alimento, da água e a economia de energia.
Uma das coordenadoras do projeto é a assistente social e bolsista do CNPq, Iracelma Bento. Ela comenta sobre a mudança de comportamento por muitos estudantes e o e como estão impactando outros alunos por meio de suas ações. "Foi muito significativo ver a redução dos utensílios espalhados, a diminuição do desperdício de alimento e acima de tudo o envolvimento dos alunos com o projeto, são eles que trazem idéias e me ajudam a estruturar as ações.", conclui Iracelma.
A estudante Juliana Fraga, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, relata a importância do projeto na sua vida acadêmica. "Aos poucos nós conseguimos resultados significativos. Esse projeto me abriu portas, dou palestras em outros lugares sobre projetos ambientais, resíduos sólidos e coletas seletivas", afirma Juliana.
Dentre as ações já promovidas pelo projeto, destaque para a campanha educativa junto aos alunos visando a preservação dos utensílios da merenda escolar, campanhas de coleta seletiva, palestras para os alunos do projeto visando orientação sobre coleta seletiva e em instituição fora do IFCE, além de visitas técnicas a estações de reciclagem.