Programa incentiva prevenção no IFCE
Publicada em 09/12/2015 ― Atualizada há 1 semana
O Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) já chegou ao campus de Fortaleza do IFCE. Desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e da Educação desde 2006, o programa tem como meta alertar os jovens para o risco do uso de drogas, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência.
Os alunos do IFCE, sensibilizados com a causa, ajudam na campanha para a realização do teste da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis e na conscientização para o uso do preservativo, com vistas a informar a comunidade acerca da importância da prevenção.
A campanha, cuja principal arma é a informação, vem alertando os jovens para a importância da ação, que ganha força e se consolida junto à população. Usando meios audiovisuais, o programa, que inclui distribuição de preservativos, material educativo, realização de rodas de conversa, confecção de posters, folders e camisetas, tem como público-alvo jovens de 14 a 24 anos.
Desde de 2011, o projeto vem desenvolvendo ações como a Campanha do carnaval e o Dia Mundial de Luta contra AIDS. Leysliane Sales, estudante do IFCE, é voluntária no projeto e conta que "quando a gente entra num projeto desse, percebe uma outra dimensão da campanha. Não é só um ponto no currículo, é um aprendizado".
O contato com o projeto pode se efetivar pelo e-mail speifce@hotmail.com ou pela página disponível na rede social facebook.com/speifce.