Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

PPGET atinge marca de 100 dissertações defendidas

Programa de pós-graduação foi recomendado pela Capes em 2013

Publicada em 03/04/2024 Atualizada há 6 dias, 17 horas

O Mestrado Acadêmico em Engenharia de Telecomunicações do IFCE (PPGET) acaba de atingir uma importante e histórica marca para a trajetória do programa de pós-graduação: 100 dissertações defendidas. Criado em 2013, o PPGET desenvolve as atividades no campus de Fortaleza.

Quem selou essa marca foi João Vitor Rabelo, que, sob a orientação dos professores Auzuir Ripardo (PPGET/IFCE e João Alexandre Lobo (USJ), realizou pesquisa na área de processamento de sinais, mais especificamente sinais cerebrais (eletroencefalografia) para a classificação de emoções.

Bastante feliz com a defesa da dissertação, o egresso destacou a admiração pela carreira acadêmica. “Essa conquista não é apenas sobre mim, é sobre a excelência de um programa, composto por professores extremamente qualificados e humanos, que tem formado recurso profissional relevante nas mais diversas áreas no Ceará”.

Para o coordenador do PPGET, Glendo Guimarães, atingir a marca de 100 defesas é superimportante para o IFCE. “Essa importância se traduz pelas atividades exercidas pelos nossos egressos; muitos se tornam docentes, outros se destacam no setor privado e uma parte faz sucesso também como empreendedor, o que nos deixa bastante felizes e com a sensação de que o trabalho tem sido bem feito”.

Autor da primeira dissertação defendida no PPGET, Manoel Henrique Júnior, que é docente do IFCE, destacou a importância do mestrado para sua carreira acadêmica. “Contribuiu enormemente, pois ganhei interesse pelo doutorado e pela pesquisa acadêmica. Percebo que até as minhas aulas ganharam uma maior consistência depois de toda a bagagem que acumulei ao longo da pós-graduação.”

A dissertação de Manoel Henrique Júnior foi intitulada “Estudo de aplicabilidade de uma cerâmica PZT como sensor de correntes para monitoramento de linhas de transmissão de energia” e teve como orientadores o professor Wally Menezes, que é integrante do corpo docente do PPGET e atual reitor do IFCE e o professor Antônio Sérgio Sombra (UFC).

O Mestrado Acadêmico em Engenharia de Telecomunicações possui três linhas de Pesquisa: Micro-ondas e Óptica Integrada, Informação Quântica e Processamento de Sinais. O programa é destinado a profissionais de nível superior em Engenharia e a outros bacharéis, licenciados ou tecnólogos em áreas com vínculo com as Ciências Exatas, Engenharias e Ciências da Computação.

Para conferir mais informações sobre o Mestrado Acadêmico em Engenharia de Telecomunicações do IFCE, acesse aqui.