Pesquisa aponta bom desempenho de estudantes do IFCE no Enem
Estudo pegou como base a análise de cluster
Publicada em 04/11/2021 ― Atualizada há 1 semana
Uma pesquisa, desenvolvida pelo professor Valberto Feitosa, do campus de Fortaleza do IFCE, com base nos microdados do Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (Enem), demonstrou que os alunos do IFCE na capital tiveram um excelente desempenho na prova, além de terem conquistado um avanço significativo em relação aos anos anteriores.
O docente fez um estudo, com base na análise de cluster, das notas detalhadas do exame, tomando como base a pontuação obtida pelos estudantes nas seguintes provas: Redação, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e Códigos.
A análise de cluster é uma técnica estatística usada para classificar elementos em grupos, de forma que elementos dentro de um mesmo cluster sejam muito parecidos e os elementos em diferentes clusters sejam distintos entre si. Assim, após aplicada a técnica, o docente chegou a quatro níveis de classificação: diamante, ouro, prata e bronze.
Feita a análise, Valberto Feitosa identificou que mais de 72% dos estudantes do campus de Fortaleza concentraram-se no grupo diamante, isto é, o que reúne os alunos com melhores desempenho no Enem. Cerca de 25% estão no grupo ouro, e aproximadamente 3%, no grupo prata. Nenhum estudante do campus de Fortaleza ficou no grupo bronze.
O estudo mostrou que a média da nota de redação dos alunos do IFCE na capital foi de 698,06 em 2019, superando os anos de 2018 e 2017, cujas médias foram de 662,51 e 659,77, respectivamente.
Para Valberto Feitosa, o objetivo do estudo é “descobrir o perfil dos estudantes cearenses e, ao mesmo tempo, poder comparar o desempenho das escolas”. De acordo com o docente, ele utilizou o algoritmo k-médias para encontrar os grupos na análise de cluster.
Vale ressaltar que os microdados referentes ao Enem 2020 ainda não foram divulgados pelo Inep. O estudo realizado pelo docente traz ainda diversos outros dados, incluindo escolas da rede federal, estadual, municipal e privada. Para ter acesso aos dados relativos ao campus de Fortaleza, acesse o relatório completo.