Observatório da Gestão do Esporte é lançado na AL
Desenvolvida pelo IFCE, plataforma contribui com políticas e qualificação para área
Publicada em 01/03/2021 ― Atualizada há 1 semana
Acaba de ser lançado pelo Governo do Estado, na Assembleia Legislativa, o Observatório da Gestão do Esporte, plataforma on-line de base de dados dos municípios cearenses para contribuir com o planejamento e a gestão da área no âmbito estadual. Esta é mais uma etapa de consolidação da ferramenta desenvolvida pelo IFCE, por meio do curso de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer oferecido pelo campus de Fortaleza.
De acordo com o coordenador do curso superior, professor Emmanuel Carneiro, a plataforma reúne e disponibiliza gratuitamente dados para o Portal da Transparência do Ceará, para o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE e para as secretarias municipais. “As informações são atuais e estão concentradas em um único espaço de acesso. Poderão ser conferidos também editais, notícias, artigos, teses e dissertações sobre políticas públicas, além de cursos e eventos na área de desporto e lazer”, detalha.
O projeto também capacitará os gestores municipais, por meio de cursos e capacitações de forma itinerante. Para isso, “elaboramos no IFCE de Fortaleza um projeto de extensão denominado Observatório da Gestão do Esporte. O início dessa etapa está prevista para este mês, março. Contamos com o apoio de quatro bolsistas, alunos da Gestão Desportiva e de Lazer do IFCE, assegurados pela Diretoria de Extensão do campus.
Carneiro explica que, até o momento, 79 municípios (do total de 184) fecharam participação. O Governo do Ceará fez um investimento de R$ 128.260, 00 (cento e vinte oito mil duzentos e sessenta reais) para o desenvolvimento da plataforma, incluindo a coleta de informações em seminários de capacitação para os gestores. Em 2020, foram realizados dez encontros em todas as regiões do Estado. Em virtude da pandemia de Covid-19, as ações prosseguem virtualmente no Laboratório da Gestão do Esporte no IFCE de Fortaleza, onde o curso tecnológico é oferecido.
O Observatório da Gestão do Esporte surgiu, lembra o docente, a partir da parceria institucional - por meio do curso de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer e do grupo de estudo em Cultura, Esporte e Lazer – Gecel – com a Universidade Federal do Paraná – UFPR - por meio do projeto Inteligência Esportiva - http://www.inteligenciaesportiva.ufpr.br/site/ que tem a missão de diagnosticar a gestão pública municipal de esporte nos municípios brasileiros.
A plataforma pode ser acessada pública e gratuitamente em gesportal.com.br
Mais informações: contato@gesportal.com.br ou (85) 9 87241261- professor Emmanuel Carneiro
Márlen Danúsia - campus de Fortaleza