Nova subestação é entregue à comunidade
Espaço também é usado para aulas práticas da Eletrotécnica
Publicada em 30/12/2015 ― Atualizada há 1 semana
![](/media/images/5298_Nova_subestacao_e_entregue_a_comunidade.width-500.jpg)
Cerca de R$35 mil foram investidos na última etapa da modernização da subestação do campus de Fortaleza. Segundo o diretor-geral, Antonio Moisés Filho de Oliveira Mota, a manutenção preventiva e corretiva da subestação teve como objetivo garantir o fornecimento contínuo de energia no campus, minimizando as quedas de tensão, decorrentes de problemas na rede interna da unidade.
De acordo com o diretor de infraestrutura e manutenção, Luiz Francisco Coelho Coutinho, entre as melhorias executadas na subestação, destacam-se, além da troca dos transformadores, a substituição de dois medidores de multigrandeza e de dois disjuntores gerais de baixa tensão de 800A, a mudança no sistema de medição para atender o padrão da Coelce, a reforma e limpeza do quadro, cabendo ressaltar os novos equipamentos, por serem mais modernos, respondem melhor a situações de curto-circuito.
Outra alteração importante foi a implantação de equipamentos destinados a garantir a segurança nas aulas práticas, como a iluminação de emergência de LED, o piso de borracha com isolação para 15KV e dois painéis protetores de acrílico. Para o professor Gêvane de Castro, as mudanças na subestação tornaram-na um ambiente apropriado do ponto de vista didático. "Trazemos o aluno aqui para que ele veja a disposição de uma subestação interna, como parte das aulas práticas do curso Técnico em Eletrotécnica. Ele vê desde o disjuntor, o quadro geral e até os capacitores", explica.