Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Neabi promove visita guiada à exposição Mandela

Atividade é destinada aos servidores do campus

Publicada em 05/07/2018 Atualizada há 1 semana, 2 dias

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus de Fortaleza, em parceria com a Diretoria de Extensão da unidade, promove no próximo dia 10 de julho, às 10h, uma visita guiada à exposição "Mandela: de Prisioneiro a Presidente" em Fortaleza.

A atividade é destinada aos servidores do campus de Fortaleza. As vagas são limitadas, e as inscrições, on-line. De acordo com a professora Anna Erika Lima, o objetivo é "promover a integração entre os servidores e apresentar o Neabi do campus de Fortaleza por meio de uma das temáticas correlatas ao Núcleo, que é a questão étnico-racial e os seus desdobramentos, como o racismo e o racismo institucional".

Em cartaz até 28 de julho no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a mostra traz detalhes sobre a vida pessoal e a luta política de Nelson Mandela, abordando o início do ativismo contra o Apartheid, seus 28 anos de prisão, a vitória no Prêmio Nobel da Paz, até a eleição como primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994.

Entre os destaques da exposição, está uma réplica da cela da Ilha de Robben, cubículo com apenas 5 m², onde o líder sul-africano ficou 18 anos preso. Dividida em seis temas, "A pessoa", "O camarada", "O líder", "O prisioneiro", "O negociador" e "O homem de estado", a exposição foi concebida pelo Museu do Apartheid de Joanesburgo.

Para os servidores inscritos na atividade, haverá transporte saindo no campus às 9h.