Neabi promove Semana da Consciência Negra
Evento on-line aborda o Teatro Negro no Ceará e no Brasil
Publicada em 19/11/2020 ― Atualizada há 1 semana
Prossegue nesta quinta- feira, 19, e sexta-feira, 20, das 19 às 20h, no canal do YouTube do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - Neabi Fortaleza (neab.fortalezaifce), a programação da Semana da Consciência Negra 2020. O tema do evento é Xirê: Poéticas Negras nas Artes Cênicas.
Para a organizadora do evento, professora Liliana Matos, “é uma roda virtual que faz dançar os saberes de artistas e pesquisadores pretxs, pretas e pretos do Ceará e da Bahia para reafirmar o entendimento de novas epistemologias e estéticas negras que estão pautadas na cosmovisão dos sistemas negros autorreferenciados”.
O Xirê vem também, continua, para ampliar um estudo iniciado na disciplina Tópicos avançados: Poética do Teatro Negro Brasileiro, um passo importante na Licenciatura em Teatro no intuito de minimizar o vácuo deixado pelo apagamento da história e da cultura negra em nossos currículos.
Nesta quinta-feira, 19, teremos a participação de Onisajé – encenadora, iakekerê – e de Ângelo Flávio – ator e encenador - falando sobre Desbravando Caminhos: Arte negra na universidade – Criação de poética e epistemologia do teatro negro brasileiro. A mediação é da docente do IFCE Liliana Matos.
Amanhã, sexta-feira, 20, Kelly Saldanha - atriz e produtora - e Altemar Di Monteiro - encenador e dramaturgo - abordam o Teatro Negro no Ceará: Nóis, Reinventar e Afirmar: Dramaturgias Periféricas. A mediação também é da professora da área de Artes do campus de Fortaleza do IFCE, Liliana Matos.
O Xirê: Poéticas Negras nas Artes Cênicas é um evento realizado pelo Neabi de Fortaleza com o apoio da Licenciatura em Teatro, curso do mesmo campus do IFCE.
Márlen Danúsia - campus de Fortaleza