Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Mudanças do ROD serão debatidas em Fortaleza

Campus promove reuniões com a comunidade acadêmica

Publicada em 16/09/2022 Atualizada há 1 semana

Estudantes, professores e técnicos administrativos já podem contribuir com a atualização do Regulamento de Organização Didática (ROD). O documento, criado em 2015 para orientar os processos didáticos e pedagógicos dos cursos técnicos e superiores da instituição, passa por uma revisão global neste ano para estar cada vez mais de acordo com a política de permanência e êxito estudantil do IFCE.

A comissão local instituída para coordenar o processo de alteração do ROD, a partir das contribuições do campus de Fortaleza, já vem se reunindo para planejar todo o processo. Agora chegou o momento de coleta das contribuições da comunidade acadêmica.

No campus de Fortaleza, as sugestões serão colhidas em encontros setoriais. Os discentes das graduações se reunirão no dia 20 de setembro, das 13 às 17h, no auditório superior do campus. O debate com os alunos dos cursos técnicos, por sua vez, acontece no dia 23 de setembro, das 7h30 às 12h, também no auditório superior.

Os técnicos administrativos darão suas contribuições no dia 21 de setembro, das 08h30 às 12h, no auditório da pós-graduação. O debate com os docentes ocorrerá segundo calendário de reuniões de cada departamento. Por fim, a equipe de gestão do campus de Fortaleza Gestão, ou seja, diretorias, chefias e coordenadorias, reúne-se em 28 de setembro, das 15 às 18h, também no auditório dos mestrados.

O processo de revisão e atualização do ROD, com ampla participação da comunidade acadêmica, está sendo realizado em quatro fases, coordenadas pela Pró-reitoria de Ensino (Proen). Desde sua implantação, ocorreram alterações pontuais. No entanto, a partir de demandas ocasionadas por legislações ou solicitação fundamentada pelos campi, o IFCE reconhece a importância dessa atualização.

Manuella Nobre (Fortaleza) e Luís Carlos de Freitas (Reitoria)