Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Miraira estreia na Bienal Internacional da Dança

“Povoado” é o espetáculo a ser apresentado em 22 de agosto

Publicada em 11/08/2021 Atualizada há 1 semana

O Miraira continua levando o nome do IFCE para além de qualquer fronteira. No domingo, 22 de agosto, às 21h, o grupo apresenta “Povoado” dentro do segundo momento da programação on-line da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará de Par em Par

“Povoado” traz quadros dançados em “Pátria Grande”, espetáculo cuja estreia aconteceu em novembro de 2019 no Cine Teatro São Luiz, com concepção inspirada em obras de Darcy Ribeiro, Eduardo Galeano e Paulo Freire. A direção coreográfica é da professora Circe Macena, e a musical é do docente Nonato Cordeiro.

A coordenadora do grupo e diretora do espetáculo, professora Lourdes Macena, homenageada no primeiro período desta edição da Bienal, ressalta que “Povoado” define a nossa aldeia, o lugar das danças populares dentro do evento internacional. “É todo o sentimento que está povoado em nós do Miraira, porém habitado de forma reduzida e singular por conta da pandemia”, explica a docente do IFCE.

Além da participação na Bienal, Pátria Grande (imagem) foi exibido no começo deste ano no canal do YouTube do Grupo Miraira. A coordenadora do grupo também participou de diversos eventos virtuais sobre os temas Dança, Folclore, Cultura, Memória, Patrimônio, dentre outros. Recentemente, o trabalho do grupo foi destacado pela Associação Nacional de Professores de Artes dos Institutos Federais (Boletim Informativo Ano 01- nº 06).

Miraira é um coletivo com atividades multidisciplinares em dança, teatro e música baseadas em matrizes estéticas da tradição. Sediado no campus de Fortaleza do IFCE em forma de laboratório híbrido, está no ensino, na pesquisa e na extensão da instituição desde 1982. Atua em prol do conhecimento, reconhecimento, difusão e dinamização da cultura popular e tradicional brasileira, em especial usos e costumes do povo cearense, além do contexto latino-americano.

Mais informações: @grupomiraira

Márlen Danúsia - campus de Fortaleza