"Lixo extraordinário" será exibido no Cine Ecologia
Documentário aborda a transformação da vida dos catadores
Publicada em 23/11/2016 ― Atualizada há 1 semana, 1 dia
O projeto de extensão “Limpo e verde no coração do Benfica” promove na próxima segunda-feira, dia 28, às 14h, a exibição do documentário "Lixo extraordinário". O Cine Ecologia ocorre no auditório Castello Branco, é gratuito e destinado a alunos regularmente matriculados no IFCE. Após a exibição, os participantes debaterão as temáticas apresentadas pelo filme.
O documentário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Durante dois anos, Muniz fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. Os problemas ambientais da destinação dos resíduos sólidos e de seu reaproveitamento, a realidade das pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e saneamento e as transformações da vida pela arte são temáticas abordadas pelo filme.
Com duração de 90 minutos, "Lixo extraordinário" foi dirigido por Lucy Walker, com codireção de João Jardim e Karen Harley e produção de Hank Levine e Angus Aynsley. Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2011, a classificação etária é livre.