Licenciatura em Teatro é aprovada pelo MEC
Publicada em 27/11/2015 ― Atualizada há 6 dias, 23 horas
A Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza do IFCE acaba de ser reconhecida oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC). Em uma escala que varia de 0 a 5, o curso obteve conceito final 04 (quatro). Durante a visita da comissão de avaliadores, ocorrida entre 05 e 06 de março, foram realizadas reuniões com a participação de dirigentes da instituição, coordenadora do curso, docentes, discentes, técnicos administrativos e representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
A comissão do MEC visitou as instalações do campus de Fortaleza, mais precisamente as salas de aula, auditório, laboratórios, Casa de Artes, biblioteca, dentre outras. Na avaliação, foram apontados como positivo a metodologia de ensino da Licenciatura em Teatro, considerada plenamente comprometida com o desenvolvimento do espírito científico e com a formação cidadã. Além disso, o acervo da biblioteca e as boas condições de acesso e mobilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais e mobilidade reduzida também foram considerados bastante relevantes pelos avaliadores.
A coordenadora da Licenciatura em Teatro, professora Mônica Marcal, considerou muito bom o resultado da avaliação. "O resultado foi muito positivo e, certamente, a nota máxima será alcançada facilmente quando tivermos melhores instalações físicas. Tivemos nota cinco em vários itens como: pesquisa, coordenação, atuação do colegiado e biblioteca. Estamos trabalhando nos itens que precisam ser fortalecidos e, juntamente com nossos dirigentes, estamos empenhados em implementar o Centro Cultural que consta do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFCE."
Atualmente, a mencionada licenciatura, que tem duração de quatro anos, com uma carga horária de 3640h/a, oferta semestralmente 25 vagas, preenchidas por meio de vestibular e teste de habilitação específico e conta com 23 docentes, sendo 05 doutores, 12 mestres e 05 graduados. Além de formar docentes, o curso prepara profissionais para trabalhar como atores, cenógrafo, figurinista, dramaturgo, consultor de imagens, diretor, iluminador, dentre outros.