Licenciandos promovem 'Abayomi de Todos Nós'
Projeto prevê oficina gratuita de produção de bonecas a partir do dia 12
Publicada em 09/01/2017 ― Atualizada há 1 semana, 1 dia
Os alunos da Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza Wendel Veneroso e Vitória Mota são os idealizadores do projeto 'Abayomi de Todos Nós', contemplado no edital de Protagonismo Juvenil nº 03/2016 Cultura da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza. A iniciativa propõe, dentre outras atividades, a realização de 6 oficinas formativas gratuitas, que terão início na próxima quinta-feira, 12, a primeira delas no Cuca Jangurussu.
A iniciativa proporciona uma imersão no universo de cada participante, por meio da criação de uma boneca de pano, em semelhança ao processo de produção artesanal das bonecas Abayomi, confeccionadas por mulheres negras como amuletos de proteção para crianças, jovens e adultos escravizados também no Brasil.
O 'Abayomi de Todos Nós' é uma produção do Comboio Griô, grupo de pesquisa das relações contemporâneas, a partir dos ritos e mitos ancestrais, do qual Wendel é integrante. O proponente do projeto lembra que, em 2016, por duas oportunidades realizou a oficina de bonecas Abayomi na Casa de Artes do campus de Fortaleza do IFCE.
Estão previstas oficinas também no CRAS Conjunto Palmeiras e no museu Ilê Axé Omo Tif'é. As inscrições para as atividades são realizadas no local. Mais informações com Thyago Ribeiro: 85 9 9773-1097.
Com informações do release do projeto 'Abayomi de Todos Nós'.