Licenciado em Física é doutorando, sem mestrado
Ex-bolsista do LAC integra equipe do Observatório do Valongo (UFRJ)
Publicada em 09/08/2019 ― Atualizada há 1 semana, 1 dia
Luís Carlos Vasconcelos Filho, 23, licenciado em Física pelo IFCE de Fortaleza, é, agora, doutorando no Observatório do Valongo da UFRJ. Após participar de seleção de doutorado para a universidade carioca - sem que tenha cursado mestrado, ele integra a equipe de pesquisadores do ProAstro, investigando aspectos da formação das galáxias.
O jovem lembra que até cogitou fazer o percurso mais comum (mestrado seguido de doutorado), mas alguns docentes perceberam o seu alto desempenho acadêmico e perfil de pesquisador científico. “Trabalhando como bolsista voluntário no Laboratório de Astrofísica e Cosmologia do IFCE (LAC-IFCE), professores me sugeriram fazer um doutorado direto”, conta Luís Carlos.
Embora tenha estudado muito para alcançar esse objetivo, o jovem reconhece que os resultados também são frutos da dedicação dos docentes e apoio dos amigos. “Agradeço especialmente aos professores doutores Nizomar Gonçalves e Mairton Romeu por terem aberto as portas do LAC para que eu pudesse estudar e participar da pesquisa no DINTER do IFCE”. O doutorando menciona também os docentes Ewerton Wagner Caetano e Márcio André Gomes, ambos também do IFCE, “responsáveis pela minha formação informal em Bacharelado em Física junto da Licenciatura no IFCE”, além de Izan Leão, da UFRN, por ter ensinado a realizar uma pesquisa científica.
De acordo com Luís Carlos, a área da sua tese é Astrofísica Extragalática. A pesquisa busca determinar idades das estruturas em galáxias espirais por meio de populações estelares. “Sempre foi um sonho de infância trabalhar academicamente com a Astronomia e a Astrofísica. Se tudo der certo, eu e os colegas do Observatório do Valongo poderemos dar um novo insight de como ocorre a formação das galáxias e suas implicações”, explica ele.