IFCE tem alunos campeões do Torneio de Debates do Ensino Médio
Ceará dá show de ética, argumentação e oratória na competição nacional
Publicada em 01/06/2021 ― Atualizada há 1 semana
![](/media/images/3494_IFCE_tem_alunos_campeoes_do_Torneio_de_De.width-500.jpg)
Campeã do 1° Torneio Brasileiro de Debates do Ensino Médio. Essa é a nova conquista dos alunos do campus de Fortaleza Paulo Victor Rodrigues, do técnico em Informática, e Bruno Rodrigues, do técnico em Eletrotécnica, e da aluna de Maracanaú Penélope Mendes, do técnico em Automação Industrial. A equipe do Ceará era integrada também por Gabriela Mendonça, estudante da rede privada de ensino.
O grupo de cearenses, a maioria deles do IFCE, venceu a prova final do certame enfrentando equipe do Rio de Janeiro. A última prova – recebida pelos competidores um dia antes da final - consistiu em desenvolver argumentação (pró ou contra) a respeito da seguinte situação hipotética: um sargento da PM, morador de uma favela e em dificuldades financeiras, tem possibilidade de aceitar propina de chefe envolvido em escândalo de corrupção. Os alunos do IFCE defenderam a recusa do suborno e a denúncia do crime. Composta por 9 integrantes, a comissão julgadora avaliou o conteúdo, a estratégia de argumentação e o estilo da oratória.
Carreira
Paulo Victor conta que, além do reconhecimento em equipe, foi escolhido também, nesta competição, como Melhor Debatedor do Nordeste e Melhor Debatedor do Brasil. “Sempre estive muito interessado em discussões políticas. Acho importante a gente parar para pensar em situações como as que nos foram apresentadas”, comenta. Ele acrescenta que pensa em investir nos estudos na área do Direito e seguir carreira diplomática. Sempre apoiado pela família, o jovem estudante comemora o convite para estagiar na própria Associação Brasileira de Debates do Ensino Médio, promotora do torneio.
Bruno, 17, também campeão, lembra que o colega Paulo o chamou para participar da competição, considerada “um hobbie”. O aluno de Eletrotécnica defende que “esses torneios se ligam muito em aspectos importantes para todas as profissões, como a postura e a oratória”. Revela, ainda, que participa virtualmente, ao lado do colega Paulo Victor, de outra competição similar, a USP Schools.
Penélope Mendes, 18 anos, reconhece que, antes do torneio, não se considerava uma boa oradora. “Fui melhorando durante os debates”, analisa. A aluna do IFCE de Maracanaú lembra que a instituição contribuiu indiretamente para o bom resultado. “No IF aprendi a ser organizada e trabalhar em equipe. No meu curso, isso é estimulado logo no primeiro semestre”, relembra.
Site do Torneio: https://www.abdem.info/
Márlen Danúsia - campus de Fortaleza e Saulo Rego – campus de Maracanaú