IFCE realizará formação de empreendedores desenvolvedores para IFs
Projeto de R$ 7 mi permitirá a qualificação de alunos para novos negócios TIC
Publicada em 13/12/2021 ― Atualizada há 1 semana
O IFCE ministrará cursos de Desenvolvedor iOS e Android com foco em novos negócios TIC para os demais institutos federais do Brasil. Projeto nesse sentido foi aprovado junto ao MEC/Setec, da ordem de R$ 6.900.000,00, recursos a serem utilizados entre 2021 e 2024 com a formação de 1760 estudantes.
De acordo com Carlos Hairon e Antônio Serra, dois dos professores à frente do projeto, a ideia surgiu há um ano durante visita de comitiva do MEC ao Apple Developer Academy, único laboratório da multinacional na Rede de EPT e em funcionamento no IFCE de Fortaleza. “Vamos compartilhar com os demais institutos todo o conhecimento tecnológico e metodológico adquirido ao longo de 7 anos de trabalho com a Apple e impulsionar a necessária formação e empregabilidade dos alunos da área."
Para promover os cursos, o projeto prevê estruturação aprimorada do datacenter da reitoria do IFCE. O laboratório será virtual, tendo em vista que os participantes estarão em pontos diversos do País. A projeção é de que 440 alunos estejam formados ao final de 2022.
A proposta estima a formação de 1.760 interessados em Empreendedorismo, Inovação, Design e Desenvolvimento de Apps. Os cursos serão ministrados utilizando-se a metodologia Challenge Based Learning (CBL) com senior learners (mentores e tutores) e juniorlearners (alunos) a serem selecionados.
Os professores do IFCE Allison Linhares (Fortaleza) e Vinícius Calou (Iguatu), além do reitor Wally Menezes, também estão à frente do projeto. A Fundação do IFCE (FAIFCE) concedeu apoio financeiro e administrativo à iniciativa.
Mais informações: curso.negocios.tic@ifce.edu.br
Márlen Danúsia - campus de Fortaleza