Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

IFCE discute racismo e desigualdade com Preto Zezé

Evento on-line acontece dia 26 numa promoção do grupo de pesquisa Centelha

Publicada em 21/05/2021 Atualizada há 1 semana

Próxima quarta-feira, 26 de maio, a partir das 16h, o IFCE, por meio do grupo de pesquisa do Centro de Estudos Políticos e Sociais – Centelha, promove roda de conversa on-line com o presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé. Aberto ao público e gratuito, o evento Racismo e Democracia: um debate sobre o Brasil e o Ceará de ontem e hoje discutirá as dimensões do preconceito racial, as estruturas da desigualdade e a violência no País e no Estado. A transmissão acontecerá pelo canal do IFCE no YouTube, a TV IFCE.

De acordo com o líder do Centelha, professor David Moreno, o Brasil vem atravessando, nos últimos anos, intensa crise política e econômica; enfrentamos um quadro de profunda incerteza no que se refere ao combate de males sociais históricos; as diversas formas de violência e pobreza, expressões das imensas desigualdades sociais e do racismo estrutural que marcam nossa sociedade, estão agravadas com a pandemia do coronavírus”.  Estudar e promover ações sobre possibilidades de superação de questões estruturais como essas, continua, são fundamentais. O IFCE pode desempenhar papel fundamental nesta caminhada em busca de uma sociedade mais justa e igualitária, defende.

Pesquisadores(as), professores(as) das universidades e institutos federais, assim como integrantes de movimentos sociais e entidades ligadas ao combate ao racismo e desigualdades sociais são os públicos desta promoção virtual e gratuita. 


Centelha

Grupo de pesquisa em Ciências Humanas e Sociologia integrado por professores e alunos do IFCE, com abrangência em todo o Estado, o Centelha conta com as seguintes linhas de pesquisa: Campo, Cidades, Conflitos Sociais e Resistência; Cultura, Política e Educação; Ética, Estética e Filosofia Política.  O núcleo de docentes investigadores é certificado pelo CNPq.

Mais informações: davidmoreno@ifce.edu.br


Márlen Danúsia - campus de Fortaleza do IFCE