Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

IFCE apresenta projetos de pesquisa ao MEC

Educação em tempo integral e segurança estiveram na pauta do encontro

Publicada em 28/04/2023 Atualizada há 1 semana

O IFCE quer colaborar com o Ministério da Educação para a construção da cultura de paz dentro das escolas e para uma comunicação mais integrada no ambiente escolar. A informação é do reitor do IFCE, Wally Menezes, durante visita da Secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, ao campus de Fortaleza, onde a instituição apresentou dois produtos que estão sendo desenvolvidos pesquisadores da unidade.

De acordo com o reitor, o desafio é contribuir “para a educação em tempo integral, que são planos do MEC e do Governo do Estado do Ceará”, e pensar soluções tecnológicas acessíveis para as comunidades mais carentes, para que possam, com a própria infraestrutura atual das escolas, utilizá-las “na mesma magnitude” de processamento de quem tem parques tecnológicos mais avançados.

O Laboratório de Processamento de Imagens, Sinais e Computação Aplicada (Lapisco) desenvolve pesquisas a partir da análise de vídeos em diversos campos, como segurança, saúde e esportes. De acordo com o prof. Pedro Pedrosa, são tecnologias para auxiliar o trabalho dos especialistas dessas áreas. No ambiente escolar, por exemplo, a tecnologia pode ser usada para detectar briga, bullying e assédio. Também é possível usar o reconhecimento facial para realizar a chamada e usar a detecção facial para controlar a entrada no transporte e no ambiente escolar.

Outro produto apresentado foi uma plataforma de suporte à educação à distância que inclui tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial e o metaverso. De acordo com Claudio Fortier, vice-presidente do Iredes, o objetivo é aumentar a capacidade de aprendizado, “trabalhando principalmente a personalização do ensino, para que cada aluno tenha uma experiência só dele”. O projeto é uma parceria entre o IFCE e a Universidade Estadual do Ceará, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, e vai gerar um software de domínio público que poderá ser utilizado por qualquer outra instituição.

Os projetos foram apresentados à Secretária Executiva. Na avaliação de Izolda Cela, os produtos “têm uma conexão muito forte com as nossas necessidades e com os nossos desafios de melhorar a educação”, para tornar as escolas “ambientes mais estimulantes, mais atrativos e mais seguros também”. O próximo passo é conectar as equipes de trabalhos do MEC e do IFCE.

A visita da Secretária Executiva do Ministério da Educação aconteceu no último dia 14 de abril no campus de Fortaleza.

Manuella Nobre (Fortaleza)