Homenagem premia trabalho cultural de docente
Lourdes Macena tem mais de 40 anos dedicados à difusão da cultura regional
Publicada em 14/08/2017 ― Atualizada há 1 semana, 1 dia
![](/media/images/4384_Homenagem_premia_trabalho_cultural_de_doc.width-500.jpg)
A emoção tomou conta da professora Lourdes Macena, mais conhecida como Lourdinha, na noite deste domingo, ocasião em que a docente do campus de Fortaleza do IFCE foi uma das agraciadas na IX edição do Prêmio Sated Ceará 2017, categoria dança/cultura popular.
Lourdes Macena é professora do Departamento de Artes e coordenadora do grupo Miraira, fundado em 1982, e que há 35 anos trabalha utilizando o legado ancestral nas práticas educativas em arte, visando difundir o folclore cearense e os saberes tradicionais por meio da música, da dança e da propagação de outros saberes como elementos de estímulo para o estudo, a pesquisa e a valorização do patrimônio imaterial brasileiro, com ênfase nas tradições populares e no respeito à cultura dos afrodescendentes brasileiros.
Durante todo esse tempo, vários já foram os talentos que passaram pelo Miraira e receberam ensinamentos de Lourdinha. Emocionada, ela atribui o prêmio ao IFCE. "Eu fico muito feliz em ser reconhecida e compartilho todo esse mérito com o Instituto, pois foi essa instituição que abriu as portas para que eu pudesse mostrar e desenvolver o meu trabalho".
A solenidade de premiação da IX edição do Prêmio Sated Ceará 2017 foi realizada na noite deste domingo (13) no Theatro José de Alencar e contou com a presença de representantes da cena cultural cearense, como Fausto Nilo, Ana Miranda e Rosemberg Cariry, dentre outros. O prêmio é uma iniciativa do Sindicado dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado.