Grupo Miraira realiza apresentações no Hub Cultural Porto Dragão
Será apresentado o espetáculo Flor do Deserto, inspirado na obra Caldeirão da Santa Cruz do Deserto
Publicada em 06/03/2024 ― Atualizada há 6 dias, 17 horas
O grupo Miraira, do campus de Fortaleza do IFCE, realizará seis apresentações do espetáculo Flor do Deserto no Teatro B. de Paiva, localizado no Hub Cultural Porto Dragão. As exibições acontecem nos dias 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de março, sempre às 19h.
Flor do Deserto é um espetáculo cênico-musical inspirado na obra dramatúrgica Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, de Oswald Barroso (2011), e na Irmandade da Santa Cruz do Deserto, movimento messiânico que existiu na cidade do Crato, em 1937, sob a liderança do Beato Zé Lourenço e que envolveu Padre Cícero.
O espetáculo apresenta os saberes e fazeres tradicionais em formas dançadas, representadas e cantadas, ressaltando valores da vida como igualdade, equidade, fraternidade espiritual popular e respeito à humanidade e ao planeta.
Composto por 20 quadros, Flor do Deserto ainda destaca elementos históricos de personagens marcantes do Sítio Caldeirão, como Padre Cícero Romão Batista, Beata Maria de Araújo e Beato Zé Lourenço.
Mais sobre o MiraIra
Coordenado pelos professores Lourdes Macena, Nonato Cordeiro e Circe Macena, todos do Departamento de Artes do campus de Fortaleza do IFCE, o grupo Miraira, que em 2024 completa 42 anos de atuação, utiliza o legado ancestral como práticas educativas em arte, visando difundir o folclore cearense e os saberes tradicionais por meio da música, da dança e da difusão de outros saberes e ainda estimular o estudo, a pesquisa e a valorização do patrimônio imaterial brasileiro, com ênfase nas tradições populares e no respeito à cultura dos afrodescendentes brasileiros.
O grupo Miraira é um laboratório híbrido, atuando com matrizes estéticas tradicionais de forma plural com dança, teatro, música e poesia, atuando no Ensino, na Pesquisa e na Extensão do IFCE, trabalhando em prol do conhecimento, do reconhecimento, da difusão e da dinamização da cultura tradicional popular brasileira, principalmente no que diz respeito aos usos e costumes do povo cearense.
Foto: Thiago Matine