Fortaleza vai produzir álcool em gel e líquido
A produção poderá chegar a mais de 10 mil litros por mês
Publicada em 01/06/2020 ― Atualizada há 1 semana, 1 dia
Cumprindo um importante papel social em prol da população do Estado do Ceará, o campus de Fortaleza do IFCE vai iniciar a produção de álcool em gel e álcool diluído (70% INPM), produtos que são fundamentais para o enfrentamento da COVID-19. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC) e conta ainda com a participação dos campi de Aracati, Boa Viagem, Camocim, Crateús, Caucaia, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Quixadá, Tianguá e das Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, de Extensão e de Administração do IFCE.
Ainda em abril (09/04), o campus de Fortaleza recebeu uma vistoria técnica do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, que definiu todas as recomendações de segurança operacional necessárias para a produção do produto.
O IFCE está finalizandoo processo da adequação da infraestrutura e a aquisição dos insumos que deverão ser adquiridos junto a fornecedores locais e internacionais. A expectativa é que nesta semana todas as recomendações apontadas pelo Corpo de Bombeiros sejam providenciadas e esteja tudo pronto para a fabricação em maior escala do álcool em gel e a 70%.
De acordo com o Diretor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do campus de Fortaleza, Rinaldo Araújo, o objetivo dessa empreitada é produzir antissépticos como álcool em gel e álcool a 70% INPM para prover a sociedade de produtos reconhecidamente efetivos no combate ao coronavírus.
Estima-se que o campus possa produzir cerca de 10 mil litros dos produtos alcoólicos por mês, material que será destinado a instituições públicas, hospitais e comunidades carentes que precisam destes importantes produtos para os seus processos de higienização.
Por Rafael Oliveira