Fortaleza tem comissão para prevenir assédio sexual
As ações planejadas são contínuas e de caráter educativo
Publicada em 07/07/2020 ― Atualizada há 1 semana, 1 dia
O IFCE de Fortaleza também conta com uma Comissão Permanente de Prevenção ao Assédio Sexual. Dentre as ações educativas planejadas, estão: campanhas de prevenção, cursos de capacitação, palestras e reuniões sistemáticas com toda a comunidade acadêmica.
Criada em março deste ano, a comissão ainda acolhe alunos, pais de alunos, servidores e funcionários terceirizados que necessitem de orientação para tratar de casos dessa natureza, no âmbito da instituição, além de promover as atividades educativas de forma continuada.
A presidente da comissão e diretora de Ensino do IFCE de Fortaleza, a professora Adriana Guimarães, explica que, no momento, é organizado o regimento e são desenvolvidas as estratégias de atuação. “Desejamos ajudar a desconstruir culturas incompatíveis com os princípios éticos e reforçar o compromisso na formação do aluno cidadão, multiplicador de respeito e igualdade”, destaca ela.
Ana Uchôa, pedagoga da Coordenadoria Técnico-Pedagógica do campus, ressalta a importância da criação da comissão na disseminação de práticas respeitosas junto à instituição e à sociedade. “O crime de assédio sexual não pode ser negligenciado, silenciado ou sequer minimizado”, defende.
Atualmente, a comissão é composta por servidores do IFCE de Fortaleza integrantes das equipes da Diretoria de Ensino, dos departamentos de Ensino e das coordenadorias Técnico-Pedagógica, de Saúde e de Psicologia e Serviço Social. Pioneira no IFCE, a comissão da unidade irá se alinhar ao grupo intercampi, estabelecido pela reitoria da instituição, com vistas ao trabalho conjunto e colaborativo.
No atual momento, em função da pandemia, os interessados em entrar em contato com a Comissão Permanente de Prevenção ao Assédio Sexual do campus de Fortaleza devem enviar mensagem para o seguinte e-mail: cppas.fortal@ifce.edu.br.
Márlen Danúsia - campus de Fortaleza