Fortaleza recebe Procuradoria Itinerante
Projeto amplia diálogo com os campi do IFCE
Publicada em 05/04/2023 ― Atualizada há 1 semana
O projeto Procuradoria Itinerante chegou ao campus de Fortaleza na tarde do dia 4 de abril. Coordenadores, chefes de departamento, diretores e outros membros da comunidade interna se reuniram com os procuradores Tarcísio Bessa e Ingrid Pequeno. A iniciativa da Procuradoria-Geral Federal (PGF) junto ao IFCE busca construir diálogo e fortalecer a relação do órgão com os campi da instituição.
Na pauta do encontro, estiveram presentes os temas prevenção e tratamento do assédio moral e sexual, comprometimento com o serviço público, valimento de cargo e quebra da dedicação exclusiva. Também foram explicadas as funções da Procuradoria e os contatos do órgão para consultas.
A partir de exemplos e casos reais, o evento focou na responsabilidade do servidor pelos seus atos e na prevenção por meio da informação e da orientação jurídica. “Você representa o interesse público”, ressaltou o procurador-chefe da Procuradoria Federal (PGF/AGU) junto ao IFCE, Tarcísio Bessa.
A procuradora Ingrid Pequeno apresentou o Guia Lilás da Controladoria-Geral da União, que contém orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual. Ela destacou que o assédio sexual é comportamento doloso, não necessita de conduta reiterada e independe da orientação sexual.
Presente ao encontro, a professora do campus de Fortaleza e coordenadora do Mestrado Profissional em Artes, Lourdes Macena, parabenizou a iniciativa e ressaltou que é a primeira vez em 40 anos de serviço público que teve contato direto com a procuradoria.
Manuella Nobre (Fortaleza)