Fortaleza realiza formatura e colação de grau
Solenidade reuniu 330 formandos dos cursos técnicos e superiores
Publicada em 18/08/2017 ― Atualizada há 1 semana, 1 dia
Pelos corredores dos Instituto Federal passam muitos sonhos. Tem quem chegue tão jovem que não sabe bem o caminho profissional a seguir e tem quem vem aperfeiçoar conhecimentos já praticados lá fora. Tem quem vem em busca do diploma para conquistar uma profissão e tem quem busca meios para alcançar novos voos no mundo do trabalho.
Essas histórias encontraram-se na noite desta sexta-feira, dia 18, na reitoria do IFCE nas solenidades de conclusão dos cursos técnicos e na colação de grau dos cursos superiores.
“Fazer parte do Instituto Federal do Ceará muda a sua vida”, sentenciou a oradora discente e formanda do Integrado em Telecomunicações, Natália de Carvalho. “De fato é uma experiência inesquecível, pois trata-se de quem éramos e de quem somos agora”, acrescentou.
Quando Gabrielle Desirée iniciou o Integrado em Química, ela era uma adolescente curiosa que não sabia o que queria para sua vida profissional. No decorrer do curso, a química cedeu espaço para a publicidade, opção escolhida para a graduação. Nem por isso a felicidade era menor pela vitória da formatura e pelas experiências adquiridas. “O IFCE me preparou para a vida acadêmica. Foi muito bom vir para cá”, conta.
George Hudson, que já era ator, veio se aperfeiçoar naquilo que fazia. No IFCE, descobriu um novo mundo: a docência. “Eu me apaixonei e hoje exerço as duas profissões, tanto no palco como na sala de aula. É fantástico”, revela. “É uma oportunidade única que o IFCE oferece para nós”, destaca o egresso que já está pensando no Mestrado Profissional em Artes.
O reitor Virgílio Araripe destacou o sentimento de dever cumprido e aos formandos lembrou que o IFCE sempre estará de portas abertas para eles. "Sabemos que vocês chegaram até aqui porque tiveram um sonho que foi conquistado com muito esforço. Sigam na mesma linha: com dedicação e determinação", orientou.
A comemoração foi dividida com servidores, amigos e familiares. "Sinto a mesma emoção dos alunos, porque também sou professor. Desejamos que as esperanças deles, o bom futuro, comecem a partir de hoje”, disse o diretor-geral do campus de Fortaleza, Eduardo Bastos.
A mãe de Artur Afonso de Castro, egresso do Integrado em Telecomunicações, era só alegria. "É uma etapa vencida. Se ele quiser adentrar no mercado de trabalho, está pronto. Parte da missão está cumprida”, conta Elizabeth Afonso.
"Se nós estamos aqui hoje, foi pela capacidade, perseverança e paciência de todos vocês, que acolheram nossas dúvidas e sempre tentaram nos mostrar a luz. É impossível determinar até onde vocês nos marcaram. Digo isso para todos que passaram em nossas vidas: nossos pais, amigos e professores", destacou em seu discurso o orador discente e bacharel em Engenharia de Telecomunicações, Douglas Richardison.
Honra ao mérito
Durante a solenidade, cinco concludentes foram homenageados por seu desempenho acadêmico. Entre os formados dos cursos técnicos integrados, Rennan Soares, da Química, obteve o maior coeficiente de rendimento, com média final de 9,47. Já entre os cursos técnicos subsequentes, o destaque foi Adriano Campelo de Queiroz, do Técnico em Eletrotécnica, com coeficiente de rendimento de 9,14.
Nas graduações, foram certificados por seu desempenho acadêmico três egressos entre as licenciaturas, os bacharelados e os tecnológicos. São eles George Hudson (Teatro), Yuri Reis (Engenharia da Computação) e Thiago Marques (Estradas), com coeficiente de rendimento de 9,48; 8,76 e 9,28, respectivamente.