Fortaleza oferta 60 vagas para Residência Pedagógica
Inscrições on-line ocorrem até 3 de julho
Publicada em 26/06/2020 ― Atualizada há 1 semana, 1 dia
O Programa Institucional de Residência Pedagógica 2020 recebe inscrições de 30 de junho a 3 de julho para 60 vagas, abrangendo as licenciaturas em Matemática e Teatro do IFCE – campus de Fortaleza. Os estudantes selecionados atuarão como residentes bolsistas ou voluntários do referido programa.
As inscrições ocorrerão exclusivamente pela Internet, enviando a documentação exigida no edital para o e-mail do professor orientador da área até às 23h55min do dia 3 de julho. Para os discentes da Matemática, o endereço eletrônico para inscrição é anaclaudia@ifce.edu.br. Já os discentes do Teatro devem enviar os documentos para pauloess@ifce.edu.br.
O candidato selecionado na modalidade residente bolsista receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400 durante o período em que estiver vinculado ao programa. Podem se candidatar os estudantes regularmente matriculados nas licenciaturas de Matemática e de Teatro que tenham concluído o mínimo de 50% da carga horária (ou estejam cursando a partir do 5º período) e que possuam currículo atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica.
Também são pré-requisitos obrigatórios: não ser concluinte (não estar integralizando, no semestre vigente, os créditos necessários à conclusão do curso); ter condições de dedicar, no mínimo, 418 horas para a residência pedagógica; possuir bom desempenho acadêmico; não possuir relação de trabalho com o IFCE ou com a escola onde serão desenvolvidas as atividades do subprojeto; e ter disponibilidade de sete horas semanais para se dedicar às atividades no decorrer dos 18 meses de vigência da residência pedagógica.
SOBRE A RESIDÊNCIA
A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um aluno regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, onde será acompanhado por um professor da educação básica. O programa visa aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.
Leia o edital completo aqui.
Por Manuella Nobre