Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Fortaleza oferta 400 vagas em cursos técnicos

Interessados poderão se inscrever até o dia 04 de novembro

Publicada em 09/10/2021 Atualizada há 1 semana

Entre os dias 18 de outubro e 4 de novembro, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo 2021.2 dos cursos técnicos do Instituto Federal do Ceará. Em Fortaleza são ofertadas 400 vagas divididas em 12 cursos técnicos, sendo 6 na modalidade de ensino médio integrado e 6 em cursos técnicos subsequentes.

Os cursos ofertados são Edificações, Eletrotécnica, Informática, Mecânica Industrial, Química, Telecomunicações, Manutenção Automotiva, Segurança do Trabalho e Instrumento Musical

Os interessados devem fazer a inscrição pelo portal do IFCE, e a seleção será feita por meio da análise do histórico escolar do candidato, levando em consideração os requisitos estabelecidos no edital de seleção. O  envio da documentação necessária, por sua vez, será realizado através do sistema eSolis, de 18/10 a 05/11.

Vale ressaltar que 50% das vagas ofertadas são destinadas a estudantes oriundos de escolas públicas, conforme determina a Lei 12.711/2012.

Além do campus de Fortaleza, no Processo Seletivo 2021.2, também são ofertadas vagas nos campi de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crato, Guaramiranga, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá e Umirim.

Para conferir o cronograma, a documentação e todos os detalhes da seleção, acesse o edital.

Entenda as modalidades

Integrado – Nessa modalidade o aluno faz, ao mesmo tempo, as disciplinas técnicas e as disciplinas do ensino médio tradicional. Podem se inscrever os estudantes que, no ato da pré-matrícula, apresentarem comprovante de conclusão do ensino fundamental.

Subsequente - Nessa modalidade o aluno cursa somente as disciplinas técnicas do curso escolhido. Podem se inscrever os estudantes que, no ato da pré-matrícula, apresentarem comprovante de conclusão do ensino médio.