Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Fortaleza obtém 2º lugar no ranking do ENEM

Os campi de Juazeiro, Crato e Cedro também foram destaque no exame

Publicada em 01/12/2015 Atualizada há 6 dias, 23 horas

Instituto Federal do Ceará (IFCE) foi destaque no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nessa quarta-feira (22//11). O campus de Fortaleza, com 599,5 pontos na avaliação dos alunos participantes (de cursos técnicos integrados), ficou em 2º lugar entre todas as instituições de ensino públicas do Estado. Considerando também as escolas particulares, a unidade obteve a 21º colocação geral.

Além do campus de Fortaleza, também conquistaram lugar de destaque os campi de Juazeiro do Norte (5º entre as instituições públicas), Crato (9º), Cedro (10º), Crateús (13º), Quixadá (14º), Canindé (18º) e Iguatu (26º). Desses, Cedro ficou em primeiro lugar geral de seu município. As demais unidades tiveram o melhor resultado de suas cidades, considerando apenas o ensino público.

Na opinião do pró-reitor de ensino Gilmar Lopes Ribeiro, "o resultado obtido pelo IFCE é significativo, uma vez que estamos entre as melhores escolas públicas do estado do Ceará, tanto de Fortaleza quanto do interior". O gestor lembra que a instituição já tem um histórico de bons resultados no exame.

No exame de 2010, os campi de Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu obtiveram o primeiro lugar em seus municípios. Já o campus de Fortaleza logrou êxito com o segundo lugar entre as escolas públicas e décimo lugar geral. Há dois anos, a instituição utiliza a prova como forma de seleção para o ingresso de novos alunos em cursos superiores.

Presente em 23 municípios, o IFCE oferta cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, tendo como objetivo investir na formação integral e humanística dos estudantes, promovendo a inclusão social e a formação de profissional com mão-de-obra qualificada, atuando tanto no ensino, como na pesquisa e na extensão.