Fortaleza é tri na competição de ponte de macarrão da UFC
O grupo participa em dezembro de certame na UFRS
Publicada em 16/11/2017 ― Atualizada há 1 semana, 1 dia
![](/media/images/4703_Fortaleza_e_tri_na_competicao_de_ponte_de.width-500.jpg)
Pela terceira vez consecutiva, equipe de alunos do Bacharelado em Engenharia Civil do campus de Fortaleza assegura a primeira colocação no Campeonato Ponte de Macarrão, realizado durante a Semana de Engenharia Civil da UFC, este ano em sua sétima edição.
Nesta oportunidade, o grupo - integrado por Wagner Cavalcante, Davi Lopes, Renata Pinto, Eduardo Ferreira e Lívia Costa - conquistou o primeiro lugar com uma estrutura com resistência de 169,7 kgf. Essa mesma equipe quebrou o recorde do evento, em 2015, com uma ponte de macarrão com resistência de 175 kgf, superando a marca de 145 kgf.
Para o desafio, as equipes idealizaram uma treliça plana dando formato geométrico para vencer um vão de um metro, com cola epóxi e macarrão, dentro do padrão estabelecido pelo edital. Vence o que atingir o maior número de carga antes da ruptura.
Conforme explica o professor Gerson Melo de Almeida (da área da Construção Civil e responsável pelo suporte técnico aos alunos participantes), “muito do que eles aprendem na fundamentação teórica de Análise de Estruturas e de Mecânica é aplicado de forma real nesse certame”.
Este ano, a competição da UFC contou com a participação de nove equipes do campus de Fortaleza do IFCE. O bom número de participantes foi estimulado também por meio do apoio dos docentes Andréa Cysne, George Emerson Farias e Cláudio Turene.
Em dezembro, a referida equipe concorrerá em campeonato semelhante na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A participação está assegurada com recursos do prêmio da UFC (R$ 1500,00) e do campus de Fortaleza.