Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Fortaleza desenvolve caixa de desinfecção

Ação é uma parceria com o Corpo de Bombeiros

Publicada em 06/07/2020 Atualizada há 1 semana, 1 dia

O campus de Fortaleza do IFCE, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, construiu uma caixa para a desinfecção de equipamentos de proteção individual utilizando a luz ultravioleta (UV). Os primeiros protótipos foram destinados ao Batalhão de Socorro de Urgência, ao Batalhão de Busca e Salvamento (1ª e 2ª Cia) e ao 3º Batalhão de Bombeiros Militares (Sobral).

Essa é mais uma ação de pesquisa e desenvolvimento do Bora Fazer, força-tarefa que congrega os esforços tecnológicos e humanitários do IFCE no combate à COVID-19. Já são mais de 210 atividades concretizadas em todo o Ceará. "É um universo imenso que mostra o porquê da existência do IFCE e da sua interiorização", ressalta Wally Menezes, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFCE.

De acordo com o tenente-coronel Albert Arruda, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) e ex-aluno do IFCE, a instituição foi procurada por ser “centro de excelência”. A demanda inicial da corporação era o desenvolvimento de uma maca de isolamento para evitar que os pacientes com COVID contaminem os profissionais. “A partir daí abrimos um leque para várias outras coisas que são de muita relevância para esse momento e para depois também”, explica Albert Arruda.

Outro ponto é “a velocidade com que o IFCE consegue atender as demandas que chegam e que com a parceria com o corpo de Bombeiros isso ficou mais evidenciado”, acrescenta Wally Menezes ao comentar que as inovações foram produzidas no período de um mês.

“Em virtude da pandemia, vim dar a minha contribuição como ex-aluno, junto com os outros. A escola sempre contribuiu com a sociedade”, explica o egresso do curso de Mecânica e um dos desenvolvedores do protótipo, Francisco Marcelino. “Essa escola não forma só o profissional, mas também o cidadão. É por isso que estamos aqui”, conta Almeida Diniz, ex-aluno dos cursos de Eletrotécnica, Telemática e Engenharia de Telecomunicações e também integrante da equipe de desenvolvimento da caixa de desinfecção.

Integraram a equipe de desenvolvimento o professor Eduardo Bastos, diretor-geral do campus de Fortaleza, o tenente-coronel Albert Arruda e os egressos João Almeida Diniz Junior e Francisco Marcelino.

Por Manuella Nobre