Feminino conquista reconhecimento também na capoeira
Integrantes do projeto de extensão do IFCE de Fortaleza arrebatam títulos nos Jogos do Nordeste
Publicada em 12/05/2021 ― Atualizada há 1 semana
A capoeira também está cada vez mais feminina. Prova disso é o excelente desempenho da aluna do IFCE de Fortaleza, Wendy Kauane Silva Santos, 17, aluna do integrado em Telecomunicações. Ela assegurou os títulos de campeã infanto-juvenil, modalidade São Bento On-line, e de Melhor Corda crua-laranja na 8ª edição dos Jogos do Nordeste de Capoeira – Solidário.
Jandaia, apelido de Wendy no esporte, integra, como aluna e bolsista, o projeto de extensão do campus de Fortaleza do IFCE Capoeira e Educação desde 2019. "Comecei porque o horário das aulas me era conveniente e eu não tinha preconceito algum por considerar um esporte mais masculino", recorda. Logo apareceram os benefícios para o corpo, e a vontade de ajudar financeiramente a mãe levou a garota a participar da seleção para ser bolsista do projeto de extensão desenvolvido para levar a prática desportiva à comunidade. "Quando perdi minha mãe, em fevereiro, não sei descrever a força que o grupo da capoeira me deu para eu terminar o semestre. As conquistas nos Jogos do Nordeste são uma forma de retribuir o que fizeram e vêm fazendo por mim", reconhece.
Lua Nova
Além de Wendy, outra integrante do Capoeira e Educação também obteve destaque no evento. Andreza de Andrade, a Lua Nova, 27, sagrou-se campeã e Melhor Corda Azul e Verde nas modalidades Jogos São Bento On-line e Jogo Solo.
Suricate e Disposto
Outros participantes também foram destaques no evento. Marcos Gabriel da Costa, o Suricate, 19, é campeão na modalidade Jogos São Bento On-line e Melhor Corda Laranja e Azul. Já Raimundo Nonato do Nascimento, o Disposto, conquistou o terceiro lugar na competição Solo de Berimbau. O coordenador do projeto de extensão Capoeira e Educação, o professor Andreyson Calixto, o Berimbau, 40, ficou com a terceira colocação na categoria Jogo Solo e com a quarta, nos Jogos São Bento On-Line.
Assim como os Jogos do Nordeste, promovidos pela escola Abadá-Capoeira, o projeto de extensão Capoeira e Educação prossegue com atividades remotas em virtude da pandemia de Covid-19. As aulas virtuais acontecem às segundas e quartas-feiras, às 18h, com a participação de discentes do IFCE e residentes em Fortaleza, Canindé, Morada Nova, Sobral, entre outras cidades. Presencialmente, as atividades voltarão a acontecer (ainda sem data) na EEFM Antônio Sales, parceira da iniciativa.
Mais informações: andreysoncalixto@ifce.edu.br | @capoeira_e_educacao
Márlen Danúsia - campus de Fortaleza