Estudantes vencem competição internacional da Apple
Competição global premiou 350 estudantes de 35 países
Publicada em 01/07/2021 ― Atualizada há 1 semana
O Ceará foi destaque durante a conferência anual de desenvolvedores da Apple, a Worldwide Developers Conference (WWDC 21). Dos 90 brasileiros premiados, 10 são do Ceará e integram a Apple Developer Academy do IFCE, programa do campus de Fortaleza em parceria com a Apple Inc. no qual os estudantes são capacitados para desenvolver soluções inovadoras nas plataformas da Apple.
Durante a conferência, os estudantes competiram no Swift Student Challenge, um desafio em que cada um desenvolveu um aplicativo no prazo de dez dias utilizando a linguagem de programação Swift. Os projetos são apresentados, em três minutos, ao júri técnico que escolheu os vencedores. A competição global premiou 350 estudantes de 35 países por suas habilidades de programação e resolução de problemas.
O resultado foi comemorado pelo professor Hairon Ribeiro, coordenador pedagógico da IFCE Apple Developer Academy. “Essa excelência do IFCE já chamou a atenção do MEC/SETEC, que está negociando conosco uma formação em novos negócios em TICs, com metodologia similar ao que já fazemos hoje, para cerca de 360 alunos da rede de Institutos Federais de todo o Brasil a partir de 2021”, conta.
A experiência de quem viveu
Saúde e acessibilidade são dois temas que sempre chamaram atenção de Maria Kellyane da Silva Nogueira, aluna de Ciências da Computação (Maracanaú). Ela transformou a avó que tem Alzheimer na inspiração do projeto premiado pela Apple.
Compartilhar conhecimentos sobre a doença e orientar sobre mudanças simples no ambiente doméstico que podem facilitar a vida dos idosos foram os objetivos do App desenvolvido por ela na plataforma Swift Playground. “Mostrando um pouquinho de você para o mundo, pensando não só em si, mas em ajudar o máximo de pessoas que puder”, comenta a estudante que recebeu o reconhecimento da Apple pelo segundo ano consecutivo.
Já Paulo Rubem Oliveira Uchôa Júnior, aluno da Engenharia de Computação do campus Fortaleza, participou pela primeira vez da competição e foi premiado pelo projeto que ensina a arquitetura de software MVC. "Foi um grande desafio devido ao tempo e um enorme aprendizado”, destaca.
Ele acrescenta, ainda, que a IFCE Apple Developer Academy foi um divisor de águas na formação acadêmica e que mostrou o potencial do curso e da área profissional. “Com cada pessoa que fiz projetos, dos outros 39 alunos da turma, aprendi muito, assim como com os meus mentores, que não são só professores. É uma segunda casa”, define.
Confira a lista de cearenses vencedores:
- Albert Rayneer Queiroz: IFCE Maracanaú, Ciência da Computação
- Alcides Junior: IFCE Fortaleza, Engenharia de Computação
- David Augusto de Souza Silva: IFCE Fortaleza, Engenharia de Computação
- José João Silva Nunes Alves: UFC, Engenharia de Computação
- Maria Kellyane Nogueira: IFCE Maracanaú, Ciência da Computação
- Paulo Rubem Oliveira Uchôa Junior: IFCE Fortaleza, Engenharia de Computação
- Renata Faria: UFC, Sistemas e Mídias Digitais
- Rodrigo Matos Aguiar: IFCE Fortaleza, Engenharia de Computação
- Ronaldo Apoliano Gomes: IFCE Maracanaú, Ciência de Computação
- Samuel Sales Furtado: UFC, Engenharia de Computação
Manuella Nobre (Fortaleza), com colaboração de Saulo Rêgo (Maracanaú)