Estudantes realizam prática de cozinha de forma remota
Os pratos são preparados em casa, e os vídeos são enviados para a professora
Publicada em 16/06/2021 ― Atualizada há 1 semana
![](/media/images/5506_Estudantes_realizam_pratica_de_cozinha_de.width-500.jpg)
A pandemia de Covid-19 promoveu muitas transformações na vida das pessoas, e foi assim também com os estudantes da disciplina de Bases da Produção Culinária, do curso Tecnologia em Hotelaria do campus de Fortaleza do IFCE.
A disciplina, que é ministrada pela professora Rúbia Valério, prevê aulas práticas na área de gastronomia. Com o cenário de isolamento social, a turma se reuniu e decidiu se reinventar, realizando toda a parte prática de maneira remota.
De acordo com Rúbia, a metodologia foi estabelecida em comum acordo com os estudantes e com o Departamento de Turismo, Hospitalidade e Lazer. “Combinamos que eu gravaria os vídeos e os alunos receberiam uma ajuda de custo para desenvolver os pratos em casa, gravariam e enviariam os vídeos para mim.”
A ajuda de custo foi disponibilizada aos estudantes pela Diretoria de Extensão do campus de Fortaleza por meio dos recursos da Assistência Estudantil. A professora Rúbia gravou os vídeos de casa, com o auxílio do aluno Jonathan Delfino, e disponibilizou para os estudantes da disciplina por meio do YouTube e do Classroom.
Um dos estudantes que participam dessas práticas é Érick Claudino. Feliz com a ideia de poder avançar nas práticas da disciplina, ele ressalta os aspectos positivos de fazer os pratos de forma remota. “Acredito que é uma experiência boa, sobretudo quando chegarmos ao mercado de trabalho, pois teremos a agilidade de enfrentar melhor os problemas em situações que não teremos todos os equipamentos a nossa disposição.”
A disciplina funciona como uma simulação de uma cozinha industrial, onde os estudantes, sob a orientação da professora Rúbia, preparam pratos tradicionais da cozinha clássica. Durante as práticas, os alunos fazem a preparação básica dos alimentos, aplicando técnicas de cocção com emprego correto dos equipamentos e utensílios, de cortes de legumes e carnes e manuseio de ervas e especiarias adequadas a cada prato preparado, tudo para despertar o estímulo visual, olfativo e degustativo.