Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Encontro Pedagógico abre segundo semestre letivo

Bloqueio de recursos, Future-se e tripé do ensino foram assuntos na abertura do evento

Publicada em 22/07/2019 Atualizada há 1 semana, 1 dia

Os novos aspectos que permeiam a prática docente para a garantia do bom desempenho dos alunos foi o principal tema do primeiro dia do Encontro Pedagógico, evento que reúne os professores no auditório Castello Branco do campus de Fortaleza. Com a atividade, o calendário 2019.2 foi aberto oficialmente.

A diretora de Ensino do campus, Lucimar Maranhão, o diretor-geral e o reitor do IFCE, respectivamente, Eduardo Bastos e Virgílio Araripe, fizeram as falas de boas-vindas aos docentes. O Trio Toada de Violões também participou do momento inicial da atividade, com apresentação de clássicos instrumentais.

Na ocasião, o dirigente da unidade citou novos serviços realizados, especialmente no que diz respeito à infraestrutura do IFCE de Fortaleza, e a preocupação com as consequências sobre as atividades institucionais em 2020, caso o bloqueio de 30% das verbas se confirme pelo governo federal.

O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, afirmou que, em nenhum momento, os representantes das instituições federais de ensino foram convidados a contribuir com o programa Future-se e que, semana passada, quando este foi apresentado em Brasília, foram apontadas apenas diretrizes. Em função disso, o Conif convidou os secretários da Setec e da Sisu para detalhar o programa em reunião nos dias 29, 30 e 31 de julho. “Não vamos nos afastar da educação pública, gratuita e de qualidade”, assegurou o dirigente, que se comprometeu a não encaminhar qualquer decisão sem o aval dos professores da instituição.

Após as falas dos dirigentes, foi realizada a mesa-redonda sobre aspectos do tripé do ensino. Relação professor- aluno, metodologia do ensino e avaliação da aprendizagem foram os aspectos abordados pelas especialistas com a participação da plateia de docentes.

A programação da terça-feira, 23, envolve a socialização de experiências em relação ao Enade, à avaliação de cursos, à residência pedagógica e às olimpíadas/Pibid; e palestras sobre novos marcos legais do ensino e sobre prevenção e combate do assédio moral e sexual nas instituições federais de ensino.

Confira a programação.