Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Empreendedorismo ganha força com Casa Azul

TI é área de interesse para acelerar startups; lançamento da iniciativa ocorreu no campus de Fortaleza

Publicada em 25/05/2017 Atualizada há 1 semana, 1 dia

A Casa Azul Ventures, por meio do Grupo O Povo de Comunicação, é a mais nova parceira do Instituto Federal do Ceará para acelerar o desenvolvimento de start-ups, ou seja empresas nascentes, especialmente nas áreas de sistemas embarcados e mobilidade digital.

A proposta da Casa Azul, no sentido de agilizar o processo de transformação de boas ideias em negócios inovadores, foi apresentada ao público em evento promovido pelo O Povo nesta quinta-feira, 25, no campus de Fortaleza. Na ocasião, a presidente do grupo cearense, Luciana Dummar, destacou que o IFCE foi eleito como parceiro, porque "O Povo respeita muito o trabalho feito nessa casa. O Instituto Federal é responsável por mudar a vida de muitas pessoas neste estado. Não poderíamos encontrar parceiros melhores. O lançamento aqui vem honrar essa parceria".

A diretora do Polo de Inovação do IFCE, Cristiane Borges, também presente ao lançamento, explicou que a parceria foi concebida a partir dos estudos de inovação e start-ups da Casa Azul. O fomento, segundo ela, virá por parte da Embrapii, por meio do Polo de Inovação de Fortaleza. "Tudo que envolver softwares, hardwares, mobilidade digital, banco de dados poderá ser desenvolvido dentro do IFCE, com o suporte financeiro da Embrapii", detalhou.

O coordenador da Incubadora de Empresas do campus de Fortaleza, Sávio Felipe, ressaltou que a Casa Azul vem reforçar e fortalecer o ecossistema de empreendedores e inovadores da unidade. "A Incubadora faz o trabalho de pré-incubação e incubação, e a Casa Azul entra para acelerar, tornar aquele negócio mais escalável, para que de fato aquela empresa tenha chances de permanecer no mercado por muito tempo", explica.

Além da Tecnologia da Informação, área de atuação da Casa Azul, "o nosso campus tem outras áreas, como Química, Construção Civil, Mecânica. Estamos num trabalho de reforçar a cultura empreendedora para que possamos fomentar as ideias de alunos de outros cursos e tentar torná-las em produtos e em serviços", enfatizou.

Inácio Arruda (Secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior); Cláudio Ricardo (representante da Prefeitura de Fortaleza); Virgílio Araripe, reitor do IFCE, prestigiaram o lançamento da Casa Azul Aventures.