Eduardo Bastos é reeleito diretor-geral de Fortaleza
Posse do novo reitor e diretores de campi deverá acontecer em fevereiro de 2021
Publicada em 17/11/2020 ― Atualizada há 1 semana
O professor Eduardo Bastos foi reeleito, nesta sexta-feira (13/11), diretor-geral do IFCE de Fortaleza para o quadriênio 2021-2025. O candidato obteve 36,15% do total de votos, considerando o peso paritário entre docentes, técnico-administrativos e alunos, sendo 444 votos de estudantes, 172 de professores e 108 de TAEs. Veja aqui o mapa de apuração.
De acordo com o eleito, “a campanha foi limpa e realizada com a perspectiva de diálogo, participação e inclusão. Todos puderam ser ouvidos na construção das propostas e do plano de gestão do nosso trabalho. Nosso sentimento é de gratidão a toda a comunidade acadêmica, pelo apoio nos últimos quatro anos de trabalho. Agora, serão mais quatro de muitos desafios e conquistas. Somos todos IFCE", finaliza.
Em segundo lugar na votação, ficou o professor Adeildo Cabral, com 25,14% dos votos, e, em terceiro, Carlos Aurélio, com 0,35%. Uma comissão local de avaliadores acompanhou todo o processo eleitoral, de forma a garantir a transparência e a legitimidade do pleito no campus.
A votação envolveu a comunidade acadêmica do IFCE de Fortaleza em processo eleitoral realizado - pela primeira vez e com sucesso - totalmente on-line. A votação ocorreu por meio da ferramenta virtual Helios Voting, solução já testada e implementada em eleições da rede federal pelo Brasil, para atender às recomendações de distanciamento social decorrentes da pandemia de Covid-19.
No mesmo dia, foi eleito reitor do IFCE para o quadriênio 2021-2025 o professor Wally Menezes, atual pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFCE; também foram eleitos os demais 29 diretores-gerais dos campi do Instituto Federal do Ceará. Todos os pleitos foram conduzidos de forma virtual. A lista completa dos eleitos pode ser acessada aqui.
As posses deverão ocorrer em fevereiro de 2021, a depender das datas de nomeações dos eleitos pelo Ministério da Educação (MEC).
Biografia
Eduardo Bastos é professor da Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE), do curso técnico de Telecomunicações, desde 1980, quando assumiu a função de coordenador. Ele é graduado em Engenharia de Operações (1978) e em Engenharia Elétrica (1982), com especialização em Marketing (2003) e em Gestão de Ouvidoria (2007) e mestrado em Computação Aplicada (2012).
Em 2010, assumiu a assistência da Diretoria de Ensino e, no ano seguinte, a gestão da mesma diretoria do IFCE deFortaleza. Em março de 2017, foi eleito para a primeira gestão como diretor-geral do campus de Fortaleza do IFCE.
Acesse o Plano de Gestão de Eduardo Bastos aqui.
Márlen Danúsia - campus de Fortaleza
Com informações da Comunicação Social – reitoria