Docente vence Concurso de Artigos Científicos da CF
Premiação acontecerá em novembro no plenário da Casa Legislativa
Publicada em 15/09/2023 ― Atualizada há 6 dias, 20 horas
O professor do Departamento de Turismo, Hospitalidade e Lazer do campus de Fortaleza, Kleber Ribeiro foi o ganhador do VI Concurso de Artigos Científicos promovido pela Câmara Federal. O artigo do docente ficou em primeiro lugar na categoria “Esporte de Rendimento e Indústria do Esporte”.
Com o tema “Modelo inicial para avaliação de desempenho organizacional de federações esportivas brasileiras”, o artigo de Kleber Ribeiro, que tem como coautor o professor Ary José Rocco Junior, faz parte de pesquisa desenvolvida pelo docente do IFCE no Doutorado vinculado ao Programa de Pós-graduação da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP).
A pesquisa desenvolvida pelo docente, sob orientação de Ary José Rocco Junior, será aplicada inicialmente nas federações estaduais de tênis de mesa vinculadas a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e, na segunda etapa, a aplicação acontecerá nas federações esportivas do Estado do Ceará.
Bastante feliz com a premiação, Kleber Ribeiro destaca os principais aspectos positivos apontados no artigo. “O artigo apresenta um modelo inicial, inédito no país, voltado para avaliação multidimensional do desempenho de organizações do esporte. De perspectiva aplicada, o instrumento visa contribuir com a melhoria da gestão e da governança no esporte.”
Um dos principais objetivos do trabalho desenvolvido pelo docente do IFCE é identificar e mensurar dimensões do desempenho de organizações esportivas, não limitadas aos resultados técnicos, mas que considerem indicadores de gestão, de governança e responsabilidade socioambiental, de capacidade de autofinanciamento, de desenvolvimento da modalidade, entre outros.
Com a conquista do concurso, Kleber Ribeiro e Ary Rocco Junior serão agraciados com certificado e medalha em cerimônia que acontecerá no dia 21/11, às 10h da manhã, no plenário da Câmara dos Deputados. Além disso os autores terão o artigo publicado na Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados.