Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Curso de Telemática obtém nota máxima no MEC

Avaliação aconteceu entre os dias 12 e 14 de agosto

Publicada em 28/08/2024 Atualizada há 6 dias, 14 horas

O curso superior de Tecnologia em Telemática do campus de Fortaleza do IFCE acaba de receber conceito máximo na avaliação oficial do Ministério da Educação (MEC). Em uma escala que varia de 1 a 5, o curso obteve conceito final 5 (cinco).

O resultado foi divulgado após visita da comissão de avaliadores, ocorrida entre os dias 12 e 14 de agosto, ocasião em que se reuniu com os dirigentes da unidade e visitou ambientes como laboratórios, biblioteca, salas de aula, equipamentos esportivos, etc.

Entre os aspectos bem avaliados pela comissão do MEC e apontados no relatório, tiveram destaque: as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão do curso, as quais estão em acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional; o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que promove desenvolvimento efetivo do egresso; além da assistência estudantil ofertada aos alunos no âmbito pedagógico, médico e nutricional.

Para o coordenador do curso, Ricardo de Araújo, o bom resultado se deve aos esforços realizados no sentido de atualizar o Projeto Pedagógico do Curso, criando-se uma matriz que esteja em consonância com as tecnologias mais usadas no setor de Telemática, atendendo aos anseios dos alunos, bem como do mercado de trabalho da área. “Vale destacar o trabalho do corpo docente e de toda a Instituição, que proporciona as condições necessárias para se oferecer um ensino de qualidade aos discentes”, frisou Ricardo.

 A chefe do Departamento de Telemática, Janaína de Vasconcelos, destacou o apoio que é dado tanto aos professores quanto aos estudantes do curso superior de Telemática. “A coordenação do curso é muito atuante no sentido de acompanhar os discentes e promover as melhores práticas de ensino e aprendizagem, juntamente com os docentes. Os alunos, por sua vez, estão sempre nos passando suas experiências e sugestões, colaborando com o bom andamento das aulas e com a qualidade do curso”, destacou Janaina. A gestora do departamento ainda frisou a importante parceria com diversos setores para a obtenção do resultado. “Vale destacar o trabalho da Diretoria de Ensino, da Coordenadoria Técnico-Pedagógica, da Coordenadoria de Controle Acadêmico, da Biblioteca, da Coordenadoria de Estágios e do Multimeios”.

 O Curso Superior de Tecnologia em Telemática capacita profissionais para atuar nas áreas de telecomunicações e informática, mais precisamente em sistemas integrados de processamento e comunicação de dados, voz e imagem, com condições de desenvolver seu próprio negócio. 

Criado em 1999, o curso superior de Tecnologia em Telemática possui corpo docentes formado por 22 professores, sendo 12 doutores, 7 mestres e 3 especialistas. Com duração de 3 anos e meio, o curso oferta 30 vagas anuais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As aulas acontecem no período da noite. Para ingressar, os candidatos precisam ter concluído o ensino médio.

Para obter mais informações, acesse a página do curso.