Comunicado oficial
Publicada em 02/05/2018 ― Atualizada há 1 semana, 2 dias
A Diretoria-geral do campus de Fortaleza do IFCE informa que, apesar do incidente ocorrido na tarde desta quarta-feira, quando oito alunos e um funcionário terceirizado tiveram intoxicação leve por resultado de mistura de água e cloro em alta concentração, as aulas na Instituição continuam ocorrendo normalmente.
De acordo com o diretor-geral do campus, Eduardo Bastos, o fato ocorreu por volta das 16h30, quando um funcionário terceirizado retirava baldes com cloro utilizados na manutenção da água da piscina. Na manipulação do cloro, houve uma reação química que gerou uma nuvem de fumaça.
A fumaça foi inalada por alunos que utilizavam a raia 1 durante a aula de natação. Eles foram prontamente atendidos pela equipe da Coordenadoria do Serviço de Saúde da unidade, que confirmou não ter havido comprometimento maior da saúde dos alunos e do funcionário.
Foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os estudantes sem plano de saúde foram encaminhados ao Instituto Dr. José Frota, e os que tinham plano, a hospitais particulares da capital, conforme protocolo da Instituição. Foram intoxicados - em nível leve, oito alunos (dois do sexo feminino e seis do masculino) e um funcionário terceirizado da empresa Missão - responsável pela manutenção técnica do campus.
Atualização às 9h30 - 3 de maio
Na noite dessa quarta-feira (2), mais dois alunos passaram mal em casa e foram encaminhados ao hospital, totalizando 11 pessoas afetadas pelo incidente (dez alunos e um funcionário terceirizado). Foram sete atendimentos no IJF, dois em UPAs e dois em hospitais particulares de Fortaleza. Todos tiveram alta no mesmo dia e passam bem.
As aulas no campus não foram interrompidas, e a piscina também segue com atividades normais.