Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Campus de Fortaleza passará por recredenciamento

Processo contará com a participação de toda a comunidade acadêmica

Publicada em 30/11/2015 Atualizada há 6 dias, 23 horas

O campus de Fortaleza do IFCE passará pelo processo de recredenciamento do Ministério da Educação. Em breve, uma comissão de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) visitará a unidade com o objetivo de verificar se o campus está atendendo aos padrões de qualidade necessários à oferta de cursos.

O recredenciamento institucional tem como base cinco eixos norteadores do desempenho: Planejamento e avaliação institucional; Desenvolvimento institucional; Políticas acadêmicas; Políticas de gestão, e Infraestrutura física.

De acordo com o diretor-geral do campus, Moisés Mota, toda a comunidade acadêmica participará direta e/ou indiretamente da avaliação. "Esse é o momento em que precisamos que todos participem e se organizem de modo que possamos apresentar o que temos de melhor ao MEC".

Durante o período da visita in loco, a comissão do MEC realizará reuniões com o grupo de gestores, de docentes, de técnicos administrativos, de discentes, com a Comissão Própria de Avaliação, com os coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação. Também farão visita às instalações físicas do campus. Também analisarão toda a documentação comprobatória das atividades desenvolvidas pela Instituição.

Após a avaliação, a comissão atribuirá conceito final de 1 a 5, onde a nota 3 indica conceito de qualidade "suficiente", a nota 4, representa o conceito "muito bom" e a nota 5, conceito "excelente". Os conceitos inferiores a 3 são considerados insuficientes para o recredenciamento institucional.