Alunos do IFCE participam de congresso de desenvolvedores da Apple
Os estudantes apresentarão playgrounds criativos aprovados em seleção mundial
Publicada em 05/06/2017 ― Atualizada há 1 semana, 1 dia
Três alunos do Instituto Federal do Ceará e uma aluna da UFC, todos estagiários da equipe de desenvolvedores do laboratório do Programa Educacional Brasileiro de Desenvolvimento para iOS (BEPiD) da unidade do IFCE na capital cearense, participam, de 5 a 9 de junho na Califórnia (EUA), da edição anualApple World Wide Developers Conference- WWDC17. O evento é o maior congresso de desenvolvedores da referida multinacional de tecnologia.
Para serem aprovados como convidados VIPs da conferência, os representantes do IFCE - Antônio Matheus Cardoso (Engenharia da Computação docampusde Fortaleza), Alan Martins e Gabriel Cavalcante (ambos da Ciência da Computação docampusde Maracanaú) - tiveram aprovados, respectivamente, os seguintes trabalhos em seleção mundial: tutoriais emplaygroundde inteligência artificial para games, playgroundspara o ensino na área de Ciência da Computação, playgroundpara o ensino de reconhecimento de gestos em iOS. Já Renata Gomes (Sistemas e Mídias Digitais da UFC) apresentaráplaygroundde programação para a plataforma Arduino utilizando iPad.
Criarplaygroundpara Macbook ou iPad, com o intuito de fazer uma demonstração criativa ou ensinar algo por meio da programação, foi uma das etapas da seleção internacional, que prestigia os aprovados com acesso especial aos executivos da Apple.
O WWDC 17 deve reunir mais de 7000 talentos mundiais da área e demais participantes - que se submetem a um sorteio para ter direito à realização da inscrição paga - para se informar sobre as mudanças e novidades das plataformas de desenvolvimento desoftwaresvoltados para os dispositivos da empresa norte-americana .
O programa BEPiD IFCE tem como objetivo a formação de desenvolvedores de aplicativos para iOS (iPhone e iPad), tvOS(Apple TV) e watchOS (Apple Watch). O laboratório, único entre os Institutos Federais do Brasil, forma bianualmente, em média, 60 desenvolvedores de nível mundial.