Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Alunos de Informática são campeões na etapa estadual da OBR 2020

Equipe do IFCE de Fortaleza representa o Ceará na disputa nacional

Publicada em 09/11/2020 Atualizada há 1 semana

Mais um grupo de alunos do IFCE de Fortaleza coloca a instituição em destaque em grandes e tradicionais competições. Dessa vez são os discentes do curso técnico integrado de Informática Átila de Almeida, Maria Morais, Samuel Farias e Vinícius Monte, reunidos na equipe Syntax Error, que se sagraram campeões estaduais (nível 2) na prova de modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica 2020. Nesta sexta-feira, 13, eles representam o Ceará na disputa nacional da competição, rumo à última fase internacional.

A equipe foi preparada pelo professor do IFCE de Guaramiranga, Tiago Façanha, que nos conta sobre o desafio de treinar os alunos. “A equipe foi formada no início de março e logo veio a pandemia, o que mudou todo o nosso planejamento. Nessa situação, a OBR seria realizada na forma virtual e teríamos que aprender do zero um novo sistema e novas regras. Neste momento atípico, prevaleceu o protagonismo e determinação dos alunos da equipe. Passamos a nos reunir aos sábados e domingos, tarde e noite. Esse resultado é consequência do esforço deles em conjunto com as ações integradas e interdisciplinares realizadas por todos que compõem o IFCE.”

Os alunos são de diversos semestres do técnico de Informática: Samuel, do 2º; Maria e Átila, do 5º, e Vinícius, do 7º. Farias explica que os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, especialmente os de Matemática e Física, contribuíram muito para o bom desempenho do robô Jaime. “A trigonometria, por exemplo, foi peça-chave para o desenvolvimento dele. Além disso, da eletricidade até os sensores de distância, que utilizam ondas ultrassônicas, e os sensores de luz, que captam a iluminação do chão da arena e as cores, nos foram fundamentais”, detalha.

A disputa nacional consistirá novamente na execução de tarefas de resgates em uma situação de catástrofe simulada. “As dificuldades para o robô serão aumentadas. Jaime vai enfrentar adversidades mais complexas como portais, aclives e declives simulando um terreno montanhoso; gangorras como se fossem solos instáveis e variação de luminosidade, como se fizéssemos resgates dia e noite.” descreve. Esta é a primeira vez que uma equipe do IFCE de Fortaleza é campeã da OBR.

Em virtude da pandemia de Covid-19, a Olimpíada Brasileira de Robótica sofreu alterações, adaptando, entre outros aspectos, a prova prática de simulações, que reunia dezenas de equipes e torcedores presencialmente, para o formato virtual.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso técnico integrado de Informática.

Márlen Danúsia - campus de Fortaleza