Alunos de Fortaleza são finalistas da IAAC
Competição internacional reúne 25 países
Publicada em 29/06/2021 ― Atualizada há 1 semana
![](/media/images/5654_Alunos_de_Fortaleza_sao_finalistas_da_IAA.width-500.jpg)
A paixão por conhecer melhor o universo levou os estudantes do campus de Fortaleza Maria de Sousa Morais (Informática), Edmilson Monteiro Rodrigues Neto (Química) e Yasmin Silva de Medeiros (Química) à final da International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC), que acontece nesta terça-feira, dia 29 de junho.
Maior olimpíada on-line de Astronomia e Astrofísica, a IAAC engloba estudantes do ensino médio e do superior e reúne, na edição de 2021, mais de 25 países, incluindo o Brasil. O grande diferencial da competição é o estímulo aos alunos para aprenderem a fazer pesquisa e análises.
E foi justamente esse contato com a ciência que levou os estudantes do IFCE tão longe na competição. "Nós queremos seguir a carreira científica no futuro. Já temos nossas respectivas pesquisas na área. Pretendo seguir como astrofísica. A Yasmin pretende ser astronauta, e Edmilson pretende seguir com a astrobiologia”, conta Maria Souza.
Além de representar o Brasil na competição, os estudantes têm outra missão: aproximar mais jovens brasileiros da ciência e mostrar a importância de olhar e aprender com as estrelas. "O amor que sentimos pela ciência, por estudar o céu, é importante sim. É valorizado ao redor do mundo. E essa competição internacional trouxe esse reconhecimento", destaca Maria.
Por Manuella Nobre (Fortaleza)