Aluno cria telha que gera energia elétrica com o vento
Publicada em 13/01/2016 ― Atualizada há 1 semana
![](/media/images/5138_Aluno_cria_telha_que_gera_energia_eletric.width-500.jpg)
O potencial eólico cearense e a criatividade dão o norte para o projeto do estudante Eduardo Morais, do curso de Mecatrônica do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Fortaleza. Filho de eletricista e acostumado a utilizar a tecnologia para invenções, o jovem de 23 anos criou a telha que gera energia elétrica a partir da força dos ventos.
Eduardo desenvolveu um sistema que é acoplado a uma telha de barro convencional.
Mecanismos semelhantes a anemômetros de conchas (uma espécie de cata-vento) são girados pelo vento e geram energia em bobinas. A energia produzida é conduzida para uma central elétrica dentro da casa.
A forma ecológica de gerar energia poderá atender milhares de famílias pelo Brasil, "especialmente nos estados no nordeste, onde há um potencial eólico enorme", Destaca o estudante. As telhas eólicas seriam uma alternativa às telhas fotovoltaicas (geram energia a partir da luz solar) que já estão no mercado.
Eduardo Morais calcula que as telhas que aproveitam a energia do vento são mais econômicas que as fotovoltaicas. Apenas um metro quadrado de telha eólica poderia alimentar uma lâmpada de 60 watts e uma de 20 watts. A vantagem é que, em casas que já possuem a telha normal, basta adaptar os equipamentos."O projeto poderia ser
usado por famílias de baixa renda para economizar energia.
Também poderia ser implantado em regiões em que as redes elétricas ainda não chegaram", observa
Eduardo, que já apresentou o projeto em vários eventos científicos.
Com informações da assessoria de imprensa da Samsung