Aluna vence etapa nacional do Seeds for The Future 2022
Esther Barros é uma das integrantes da equipe formada por 10 estudantes de diversas instituições
Publicada em 03/10/2022 ― Atualizada há 1 semana
![](/media/images/5825_Aluna_vence_etapa_nacional_do_Seeds_for_T.width-500.jpg)
A aluna do curso técnico integrado em Telecomunicações do campus de Fortaleza do IFCE, Esther Barros, compõe a equipe vencedora da etapa nacional do Seeds for The Future 2022. A discente faz parte da equipe NewTomorrow, que possui outros 9 integrantes de diversas instituições de ensino do País.
A equipe se sagrou vencedora com o projeto Listen the Sign, que, baseado na agenda da ONU 2030, tem como principal objetivo proporcionar acessibilidade para pessoas surdas em reuniões que utilizam aplicativos como Zoom e Meet. A ideia é permitir que os sinais emitidos em Libras pelos deficientes sejam traduzidos em voz e texto para os demais integrantes dos encontros e que as falas sejam traduzidas para a Linguagem Brasileiras de Sinais (Libras).
Bastante feliz com o resultado, Esther Barros fala da importância da competição para sua vida acadêmica. “Ser selecionada foi um marco muito importante para mim após esses anos de pandemia e isolamento, pois finalmente tive o sentimento de ter voltado à ativa e pude me dedicar a um projeto em uma área que realmente tenho apreço, que é a acessibilidade digital. Além de que tenho certeza que todos os cursos e workshops que tive acesso durante o programa me possibilitaram uma visão mais ampla sobre as tecnologias atuais e as tendências para os próximos anos.”
Esther Barros faz parte do projeto de Extensão Academia Huawei, que é realizado no campus de Fortaleza do IFCE em parceria com a Huawei para capacitar estudantes.
O objetivo da premiação é estimular e promover a vivência tecnológica e descobrir novos talentos com projetos que buscam resolver, por meio da tecnologia, questões sociais ou ambientais. Agora a equipe disputará a etapa global da competição no mês de janeiro de 2023, de forma online.
Chamada de Tech4Good, a edição final do Seeds for the Future premiará as três primeiras equipes com produtos equivalentes a 20 mil dólares para o primeiro colocado, 15 mil para o segundo e 10 mil para o terceiro. Os vencedores também receberão sessões de coaching e terão uma reunião com um potencial investidor para expor e defender seus projetos com a possibilidade de torná-los realidade.
Seeds for the Future
Lançado em 2008, o Seeds for the Future faz parte de uma plataforma mais abrangente da Huawei, chamada Tech4Good, que pretende ajudar mais de 500 milhões de pessoas a se beneficiarem da tecnologia digital nos próximos cinco anos.